Câmaras de São Paulo e Maceió trocarão experiências

RenattodSousa
VISITA-CAMARA_DE_MACEIO-18-3-2011-RenattodSousa-_339-72-ABRE

Police Neto, presidente da Câmara de S.Paulo, recebeu Galba Novaes, de Maceió, nesta sexta-feira

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB), visitou a Câmara Municipal de São Paulo nesta sexta-feira (18/03) para assinar com o presidente da Casa, vereador José Police Neto (PSDB), e a Mesa Diretora um termo de cooperação técnica entre os dois Parlamentos.

 O objetivo é trocar experiências entre os Legislativos das duas Capitais e estreitar relações entre as metrópoles.

 É um momento em que todas as Câmaras Municipais do país estão discutindo muitas questões que são do interesse da população, como reforma política e Lei de Responsabilidade Fiscal. Queremos levar a experiência que existe no Parlamento municipal de São Paulo ao Nordeste e mostrar às pequenas Capitais como ele funciona como um todo, acentua Galba Novaes.

 O 2º secretário da Mesa Diretora, vereador Atílio Francisco (PRB), os vereadores de Maceió Davi Davino (PP) e Marcelo Malta (PCdoB), além do presidente da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, prestigiaram o encontro.

 Os municípios têm muitas questões iguais que estavam sendo tratadas de forma diferente. Nessa reunião, tivemos oportunidade de sermos observadores desse convênio assinado entre as duas Câmaras, diz Minami.

 Para o presidente Police Neto, a finalidade é trazer a experiência de Maceió e do ABC para São Paulo e levar um pouco da nossa contribuição para aqueles que já se organizaram”. “A gente quer estabelecer essa relação com todas as presidências de Câmaras das Capitais, finaliza Police, que acredita que experiências de São Paulo como a disciplina das mudanças climáticas, a Lei da Cidade Limpa e a criada pela Câmara Municipal poderiam inspirar projetos semelhantes em Maceió e outras cidades.

Police e Galba reafirmaram ainda o compromisso de não medir esforços para a realização do Congresso Nacional de Vereadores. Também foi enfatizada a necessidade de consolidação do Parlamento Metropolitano, reunindo os 39 Municípios da região metropolitana de São Paulo, para iniciar as discussões de organização da metrópole. 

Frente Parlamentar
No encontro com o presidente da Câmara de São Bernardo do Campo, Hiroyuki Minami, Police Neto manifestou a intenção de participar do próximo encontro da Frente Parlamentar do ABC, que reúne os presidentes das Câmaras das sete cidades da região. O objetivo da ação é fortalecer os parlamentos e organizar o planejamento das grandes metrópoles.

O presidente da Câmara paulistana já se reuniu com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, em Brasília para tratar do tema. Na ocasião, Police Neto e outros integrantes da Mesa da Câmara (os vereadores Netinho de Paula, Ushitaro Kamia e Adolfo Quintas) propuseram a Maia avançar no aperfeiçoamento do Estatuto das Metrópoles. O presidente da Câmara dos Deputados reafirmou compromisso em colaborar com a construção do Estatuto Metropolitano. O assunto foi tema de nova conversa em São Paulo nesta semana.

Police Neto também já tratou do fortalecimento dos parlamentos da Região Metropolitana com os presidentes das Câmaras de Diadema, Laércio Soares, de Guarulhos, Eduardo Soltur, e de Santo André, José de Araújo.

 

Galeria de Fotos

{morfeo 127}

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também