CCJ é favorável a programa de apoio a vitimas de câncer de mama

ERICA MANSBERGER

A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal deu parecer favorável na reunião desta quarta-feira (17/12) ao Projeto de Lei (PL) 469/2014 que institui o Programa “ESTIMA” para concessão de kit pós-mastectomia na rede pública de saúde do município.

O kit proposto será composto de um guarda dreno, uma luva linfática, uma almofada,  uma esfera fisioterápica ou similar e um lenço, chapéu ou boné. A vereadora Sandra Tadeu (DEM), autora do projeto, acredita que estes itens trarão maior qualidade de vida ao pacientes durante o tratamento.

“Conversei com algumas entidades de apoio às mulheres que realizaram a mastectomia e percebemos que o programa poderá ajudar a trazer mais dignidade ao tratamento dessas pacientes. É muito desagradável e lamentável que essas mulheres utilizem sacos plásticos de supermercado para apoiarem os drenos pós-operatórios”, afirmou a vereadora.

O vereador Roberto Tripoli (PV) foi o único vereador a se abster na votação. Segundo Tripoli, o PL trata de uma ação inconstitucional, pois obriga o Executivo a fazer a doação do material. “Quero que fique claro que sou a favor do programa e de todo apoio às mulheres, principalmente àquelas que passam por esta situação, mas por se tratar da CCJ, que precisa analisar legalidade, prefiro me abster para não atrapalhar o andamento”, disse.

Mastectomia é o nome dado à cirurgia de remoção completa da mama e consiste em um dos tratamentos cirúrgicos para o câncer de mama. Existem vários tipos de mastectomia, radical, radical modificada, total simples e subcutânea.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também