Cinema em escadaria pode transformar panorama social

degrau1

Entre os agentes culturais de regiões periféricas, Douglas Gomes dos Santos ganhou destaque recentemente ao utilizar uma plataforma digital de crowdfunding financiamento colaborativo – para arrecadar fundos para o Cine Degrau, e transformar uma escadaria no Jardim Ângela em sala de cinema a céu aberto.

É um lugar que está abandonado, caminho para um posto de saúde e uma escola, mas que à noite se torna um ponto de usuários de drogas, disse. Se conseguir os R$ 5 mil, Douglas pretende que o Cine Degrau se torne um ponto de encontro de exibição de filmes feitos na própria periferia. Queremos valorizar esses produtores, pois eles cresceram bastante e estão fazendo bons filmes, observou.

E Mais:

Vereadores alertam para a necessidades de incentivos à cultura

A receptividade dos moradores próximos à escadaria foi boa, de acordo com Douglas. Alguns ficaram curiosos, tem gente que gosta e gente que fica surpresa, afirmou. Para ele, além de o projeto beneficiar os moradores do Jardim Ângela, ele dá visibilidade ao bairro. degrau2

O financiamento pela Internet, para ele, além de mostrar a força da ideia, fortalece o pensamento coletivo que o envolve: A execução une toda a comunidade, explicou, comemorando os mais de 70 colaboradores que contribuíram até o momento. A campanha online necessita viabilizar o Cine Degrau até o dia 2 de maio. (Atualização: no último dia, o grupo conseguiu viabilizar o projeto com a arrecadação final de R$ 5.285)

(Thaís Lancman)

Leia ainda:

– Projetos independentes pedem apoio

– Iniciativas culturais não avançam na periferia

 


Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também