Comissão de Educação visitará escola estadual ocupada por estudantes

2015-11-11-RO COM EDUCACAO CULTURA E ESPORTES-ABUENO0206ABRE

Reunião da Comissão de Educação e Cultura da Câmara
Foto: André Bueno / CMSP

DA REDAÇÃO

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara aprovou na reunião desta quarta-feira (11/11) um requerimento de visita à Escola Estadual Fernão Dias Paes, em Pinheiros, na zona oeste da capital, que foi ocupada por estudantes em protesto ao fechamento de escolas para a reorganização da rede de ensino estadual. O requerimento foi aprovado com quatro votos favoráveis e dois contrários.

De acordo com o autor do requerimento, vereador Toninho Vespoli (PSOL), o objetivo da visita é verificar a situação dos alunos e da escola e como podem contribuir para solução do conflito.

“Em uma questão dessa envergadura a Câmara Municipal tem que se posicionar. Não no sentido de uma briga política, mas de ir até lá e ver como podemos colaborar. Nessa situação de confronto com a polícia, temos que evitar o conflito. Os pais estão apreensivos. A comissão de estudantes tentou dialogar com a Secretaria Estadual de Educação e não teve nenhum sinal de dialogo, infelizmente foi preciso tomar essa ação extrema para que a população tivesse oportunidade de participar das decisões”, afirmou Vespoli.

A escola Fernão Dias Paes não está na relação das 94 que serão fechadas, mas passará a receber apenas alunos do ensino médio, em 2016.  Segunda a secretaria, os alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) serão realocados para outra escola.

O vereador Claudinho de Sousa (PSDB), um dos votos contrários à visita, classificou a medida como desnecessária. “Às vezes um problema público se torna um problema político. Não tenho dúvida sobre essa reorganização das escolas, pois todas as respostas que procurei do governo do estado me contemplam. Existem tantas outras escolas com problema, por que a comissão deve ir logo nessa? Não houve uma movimentação dos alunos ou da diretoria, houve a movimentação de apenas um vereador. Eu não vou transformar um problema que é uma discussão técnica e extremamente séria em uma vontade política ou pessoal, por isso acho desnecessário”, afirmou.

Moção de Apoio e Audiência Pública

A Comissão também aprovou uma Moção de Apoio aos Diretores de Centros de Atividades do SESI da capital que terão salas fechadas por conta de uma diminuição de 30% dos recursos no orçamento da instituição.

De acordo com o requerimento diretores, a redução no atendimento dos alunos sobrecarregará as redes públicas de ensino e cabe à Câmara refletir sobre os impactos dessas medidas na educação e na preparação dos jovens em médio e longo prazo em nossa sociedade.

“Representamos nossos alunos, familiares, funcionários e usuários em geral e aguardamos manifestação da Câmara em apoio ao Sistema S”, pediu o documento.

O vereador Eliseu Gabriel (PSB) destacou que a Comissão já aprovou uma audiência publica para discutir a medida. “É um momento que o setor industrial está em crise e por isso os repasses para o SESI se tornam menores. Então, vamos realizar a audiência e debater o tema e, eventualmente, poder enviar uma posição ao SESI. Não podemos determinar o que deve ser feito, porque não temos essa prerrogativa, mas queremos nos posicionar em relação a isso”, afirmou.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também