Comissão de Segurança: diretor do DECAP ressalta trabalho realizado nas delegacias

J

      A partir da esquerda: Domingos Paulo Neto, Reis (PT), Valdecir Cabrabom (PTB) e Conte Lopes (PTB)
                                                    Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

Os vereadores da Comissão de Segurança Pública da Câmara receberam, nesta quarta-feira (02/9), o Dr. Domingos Paulo Neto, Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP), que conta com mais de seis mil policiais divididos em 93 distritos policiais (DP) na cidade de São Paulo.

Domingos, que atua há 39 anos na Policia Civil, fez um balanço sobre o plano de gestão implantado no departamento, em abril de 2013 e destacou que os DP´s ganharam uma ‘sobrevida’ com as medidas adotadas no plano e executam ‘tudo’, no que se refere à polícia judiciária.

“Prisão em flagrante, apreensão de adolescentes, recolhimento de indivíduos condenados, então isso facilitou muito o deslocamento das partes que outrora era para uma central e agora qualquer delegacia de bairro, durante o dia, está em condições de realizar todo e qualquer ato de polícia judiciária”, afirmou.

O delegado Marco Antônio Paula Santos, da sexta delegacia seccional Santo Amaro, entende que o que acontece hoje é um melhor aproveitamentos dos recursos. “Antigamente você tinha unidades policiais muito próximas, gastava muitos recursos e tinha três delegados funcionando 24 horas num perímetro de três quilômetros. Agora não, você tem um delegado atuando naquela área toda e mais policiais dispostos a trabalhar”, argumentou.

Questionado, Domingos explicou que no período noturno, quando o movimento cai de forma acentuada, a capital conta com 27 centrais de atendimento, número suficiente para a demanda, segundo ele.

“Toda e qualquer delegacia confecciona boletins de ocorrência, inclusive durante a noite, o que nós não temos é a presença física do delegado de polícia em todas as delegacias, até porque não há necessidade porque o movimento cai mais de 80%. Mas, na central, nós temos um delegado que responde por estas duas ou três delegacias, a ela vinculadas”, explicou.

O presidente da Comissão, vereador Reis (PT), citou a redução de índices de criminalidade para salientar que o trabalho do DECAP na gestão do Dr. Domingos teve avanços, mas o parlamentar ainda espera melhorias nas delegacias.

“Nós, representando a população, vamos sempre cobrar. Obviamente que queremos as delegacias aparelhadas, estruturadas, com atendimento o tempo todo para a população. Quando o cidadão for à delegacia, que seja tratado muito bem e que não fique se deslocando para vários lugares atrás de atendimento. Queremos uma polícia de excelência”, pontuou Reis.

A apresentação de Domingos indicou um déficit de policiais na capital, que implica diretamente na continuidade da melhoria do serviço prestado a população. Hoje, por exemplo, são 5398 policiais trabalhando. Existe uma demanda de 98 delegados para se chegar ao número adequado, no entanto, o diretor do DECAP acredita que o problema será resolvido em breve.

“Essa momentânea defasagem já terá uma solução agora nos próximos meses, pelo ingresso de novos delegados de polícia, investigadores já estão sendo chamados e na academia já estão os escrivães e os agentes policiais no finalzinho do curso”, disse.

“A cobrança não pode ser feita a policia civil porque ela apenas opera a questão de segurança pública, mas ao administrador, o responsável por definir os investimentos é o governo do Estado e a ele nós devemos fazer as cobranças para que a polícia tenha a devida estrutura”, afirmou Reis.

Uma Contribuição

ERP pra voce

Boa noite,

Excelente artigo. Deixo aqui minha satisfação em poder ter acesso a um conteúdo de extrema relevância dentro de um nicho tão pouco explorado na internet. Nota dez mesmo.

Abração.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também