Comissão do Meio Ambiente visitará Parque dos Búfalos nesta quarta

RO_COMISSAO_MEIO_AMBIENTE-_21-10-2014-ANDRE_BUENO-EDIT-9907-72ABRE
Vereadores durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente desta terça. Foto: Andre Bueno / CMSP

DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (22/10), a Comissão de Meio Ambiente realizará uma visita a uma área verde situada no bairro Jardim Apurá, no distrito de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo. Alguns moradores da região reivindicam a criação de um parque municipal no local que seria batizado Parque dos Búfalos , mas a prefeitura pretende erguer unidades habitacionais destinadas para população de baixa renda.

Leia também:
Programa de habitação na ZS pode destruir área preservada, diz morador

Em março de 2012, o então prefeito Gilberto Kassab decretou a utilidade pública da área, para a criação do parque, mas a medida foi revogada em dezembro do ano passado.

A prefeitura, nessa atual gestão, revogou o decreto e destinou a área para moradias, disse Natalini. Sabemos que o povo precisa de moradias, mas não ali. É beira de represa e tem duas nascentes na área. O que estamos fazendo é defender a sustentabilidade da região.

Membro do coletivo Salvem a Represa Billings, o militante Wesley Rosa está indignado com a situação. Em torno do Parque dos Búfalos temos 90 mil habitantes. A prefeitura quer levar para lá mais 20 mil, o que será um sufoco para os próprios moradores. Essa é a última área verde da Cidade Ademar capaz de comportar uma área de lazer.

No início deste mês, Wesley apresentou as reivindicações à Frente Parlamentar pela Sustentabilidade. Na ocasião, o vereador Nabil Bonduki propôs a convocação de funcionários da Secretaria de Habitação para esclarecer a situação.

Pelo o que sei, o projeto habitacional está em uma área que não é Zepam (Zona Especial de Proteção Ambiental), essa continua valendo. O ideal é ouvirmos o encarregado pelo empreendimento para poder ter uma mapa da área e ver o que é Zeis (Zona Especial de Interesse Social) e o que é Zepam, para saber se o projeto é viável ou não. Se estiver sendo feito de maneira irregular, podemos pedir a suspensão, sugeriu o petista.

(21/10/2014 – 14h52)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também