Comissão sugere que prefeitura rompa contrato do 156

O relatório de Eduardo Tuma (acima) foi aprovado pela Comissão do 156.

O relatório de Eduardo Tuma (acima) foi aprovado pela Comissão do 156. Foto: André Bueno / CMSP


RODOLFO BLANCATO
DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (18/12), a comissão da Câmara que investiga o contrato da prefeitura com a empresa Call Tecnologia para a prestação do serviço 156 aprovou seu relatório final. No documento, o relator Eduardo Tuma (PSDB) sugere que o município rompa unilateralmente o vínculo com a companhia.

A conclusão do colegiado é que a empresa descumpriu diversas cláusulas contratuais. Durante os trabalhos, foi verificado que a Call Tecnologia funcionava em imóveis sem alvará. O contrato também previa a criação de um site para o serviço 156, o que nunca foi realizado.

O documento também cita um relatório da CGM (Controladoria Geral do Município) que apontou diversas falhas no processo de licitação. Segundo o órgão, os contratos firmados com a Call Tecnologia superestimavam a quantidade de alguns serviços contratados, enquanto subestimava outros, o que deu margem a distorções.

Por exemplo: o edital estima a prestação de 250 mil horas mensais de atendimento “nível I”, mas a média desse tipo de serviço foi de 96 mil horas nos últimos quatro anos. Por outro lado, estimava-se 13 mil horas mensais de atendimento “nível II”, quando o verificado na prática foi bem maior: 46 mil.

Segundo a CGU, essa prática é conhecida como “jogo de planilhas”, que consiste na contratação da proposta com menor preço global, mas com grandes disparidades nos preços unitários – o que possibilita a realização de aditamentos que aumentem as horas dos serviços com preço maior e diminuição das horas daqueles com preços menores.

Nesse relatório, a CGU estima que se a contratada fosse a segunda colocada na licitação, que ocorreu em 2011, a economia seria de cerca de R$ 28 milhões no período.

“Nós chegamos à conclusão que tanto o aspecto financeiro quando a execução do serviço são falhos. A empresa não presta um serviço eficiente e com a qualidade que o paulistano merece”, afirmou Tuma a jornalistas após a reunião.

Agora o relatório será encaminhado para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas do Município.

25 Contribuições

Valquiria

Voltamos ao site Bresser, a menos de 1 mês, e pergunto qual foi a reforma que fizeram, no prédio? Passamos 8 meses na Av. Sao Joao, por conta da “reforma” que estavam fazendo, e por falta do Alvará de funcionamento da empresa. Mas parece que nao houve nenhuma reforma, pois tudo continua como antes, alias pior, porque nem houve chuva forte, e tivemos um inundamento atraves do teto, que derramava mais dentro que fora da empresa. Agora estamos amontoados uns aos outros, sem PA ( ponto de atendimento) suficiente, pois a empresa contratou mais de 200 pessoas e nao tem PA, suficiente e nem lugar para aloca-las. E o teto com tantos buracos, que está um perigo desabar a qualquer momento, sem contar o risco de incendio, pois o forro do teto é de esopor. Gostaria de saber quando é que alguém vai tomar as devidas providencias quanto essa empresa, que mesmo sem telefonia, manda e ordena que seja feita as ligações para confirmação de consulta e exames medicos, apenas para constar para a prefeitura que o trabalho está sendo feito, sendo que na verdade, na grande maioria foi apenas tabulado no sistema, como se realmente o muncipe tivesse sido contactado, deixando o municipe sem saber que seu agendamento de consulta ou exame medico foi agendado. Sem contar o descaso com seus colaboradores, e a coação extensiva por parte dos supervisores e coordenação, é diária, sanção com advertência verbal e escrita é diária, sem contar com a cobrança de meta que é a todo o instante. Por favor investiguem essa empresa, chega de tanta parafernália…eles dizem que a Call Tecnologia tem sua prórpria CLT!

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Lilian

Boa noite.
A Call Tecnologia realmente abusa de seus funcionários. …
Pausa banheiro de 5 minutos que é um absurdo e se passar disso querem sancionar,
Se acontece algo no trânsito que faça o operador se atrasar querem sancionar, isso porque a empresa trabalha com transporte e possui as informações necessárias;
A empresa não tem um local de trabalho adequado,tem cadeiras quebradas,o teto caindo,na área do fundo uma bagunça, microondas que não funcionam,refeitório longe sendo que a pausa é de 20 minutos e até chegar no local já se foram 5 minutos de pausa.
O gerente cujo o nome é Ricardo,constrange as pessoas chamando atenção na frente de todos ao invés de conversar com o funcionário em local apropriado……
A temperatura do ambiente é de frio para gelado….
Falaram que iria ser feita uma reforma na Bresser e não foi feito nada….
Supervisores abusam da autoridade,não há mais espaço para funcionários e mesmo assim contratam mais gente e tem gente que já desiste logo no treinamento..
o prédio está com superlotação de funcionários…..
Não tem head fone suficiente para o trabalho. ….
Todos os meses a empresa Call Tecnologia paga os funcionários errado e neste mês de Abril pagaram o VR e o VT metade no começo do mês e metade vão pagar dia 30/04 e quando não atrasam o pagamento…..
A empresa não dá um treinamento adequado fazendo com que os funcionários aprendam tudo na prática mesmo ali na hora do atendimento ……
É referente ao pagamento do VT,além de pagarem errado,querem que o funcionário trabalhe de qualquer jeito……
E agora querem dar advertência ou suspensão se o funcionário traz declaração de horas …….
Assim não dá.
Essa empresa deveria ser fechada logo o mais rápido possível porque está demais. ….
Os operadores sofrem muito nessa empresa….
As mães que precisam levar seus filhos no médico ficam presas porque a empresa não aceita declaração. …Agora me diga,agora criança vai sozinha no médico???
Um absurdo!!!!
Os funcionários estão esgotados.
Não dá mais para aguentar isso….
Fechem essa empresa pelo amor de Deus !!!!!

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Lilian

Reportagem do Estado de São Paulo do dia 18/06
A Prefeitura afirmou que vai lançar ate o final do mês, licitação para contratar uma nova empresa de telemarketing para assumir o serviço 156.
O que já esta definido é que o contrato com a empresa Call Tecnologia não será encerrado antes de junho de 2015, quando termina o prazo do último adiantamento.O cancelamento não é possível, segundo a Secretaria de Comunicação, porque o telemarketing oferecido pelo Município é muito complexo e exige ao menos seis meses de treinamento.

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MARIA SILVA

cade a licitação. Cade os direitos humanos, até quando essa empresa Call tecnologia vai prestar serviço a cidade de são Paulo. Nessa empresa está sendo feita verdadeiras barbaridades contra os trabalhadores que lá trabalham, estão desrespeitando as leis do trabalho, e o prefeito aceita uma empresa assim? Será prefeito que os processos trabalhistas vai ser a prefeitura que vai pagar?

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Lidia Gonçalves

Srs. diante de tanto comentário, o que a prefeitura está fazendo. Quanto ao comentário da Valquiria que é sério, pois sou usuária da rede publica do Sus, e tenho consulta e exame para ser agendados, diante dessa denúncia me sinto no dever de cobrar, vai que eles marcaram consulta e disseram que ligaram para minha casa e não ligaram, como fica? Esse é o tipo de atendimento que a prefeitura está dando para os usuários da saúde? Peço maiores esclarecimentos. Se a empresa responsável por comunicar o agendamento está fazendo isso que essa funcionária denúncia, tal fato deve ser investigado pela câmera,espero que investiguem essas denúncias. Grata.

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MARIA SILVA

sr. Devair faça algo por nós da Call. Nós funcionários da Call pedimos por misericórdia.

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Lidia Gonçalves

O meu comentário é de uma munícipe que paga o seus impostos em dia e estar diante de uma denúncia feita muito grave.

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daiane

O contrato foi renovado até 2017? Cade a palavra do prefeito Haddad que disse que não renovaria com essa empresa, pois a prefeitura estava pagando por serviços que a empresa não estava realizando? . Ele ira permitir que a mesma continue roubando a prefeitura.

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Antônia Santos

Gostaria de saber se o contrato foi realmente Prorrogado…ppois há tantas irregularidades que estou com medo de ir trabalhar dia 30/06 e as portas da empresa estarem fechadas.

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Marta gomes

Olá Antonia, ninguém sabe nada, se foi prorrogado ou não. Seria interessante alguém da câmara nos informar, pois a empresa não presta nenhuma informação. abços

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Maria

Nossa é muita conversinha e nenhum atitude. Cadê o Adade????Acho que ele esta
esperando que o seu mandato acabe para tomar uma decisão. Até porque está sendo desumano trabalhar em uma empresa como essa.Tudo que foi falado por todos nesses comentários é a pura verdade. Infelizmente essa é a nossa realidade. Trabalhar lá só pra quem precisa viu….????

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anonimo

Ola gente, gostaria de falar umas realidades.
Primeiramente a central 156 e uma empresa terceirizada de telemarketing e todas as empresas de telemarketing trabalham dessa forma. pagam pouco infelizmente e exigem algumas coisas . Se esta ruim saiam de lá e vão estudar pra procurar coisa melhor. A maioria do pessoal reclama reclama e esta lá trabalhando …

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anonimo

Agora ESSA vai o Devair.
O senhor só sabe encher o saco, liga lá com 3000 protocolos faltando respeito com os funcionários que querem atende-lo. vc os chama de incapazes, vc sabendo como funciona o local e vive e viveu fazendo gente chorar de raiva e de stress de atender o senhor que não tem oque fazer. Porque vc nao vai trabalhar lá e ganhar 700 reais? e muito facil vc julgar e querer que façam milagre. vai fazer manifestação em frente a casa do haddad.
Opa ja sei… O senho nao tem oque fazer , ja trabalho na prefeitura esta aposentado e gosta de infernizar porque e tao arrogante que nao deve ser casado e nem deve ter alguem que aguente o senhor e fica ligando lá pra ter um pouco de atenção. vai caçar oque fazer vai…

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Anonimo

Realmente trabalhar nessa empresa eh como se estivessemos vivendo num inferno, nem presidiario é tao pressionado como nessa Call, nem eles mesmo sabem mais o que fazer para mostrar servico, tem pessoas que atendem somente determinados assuntos, e eles nao tem URA com os servicos que sao prestados entao quando os municipes ligam eles ficam sem saber qual a opçao que digitar e apertam qualquer uma ai acaba sendo direcionado para um atendente que nao atende o que o municipe quer, ai somos obrigados a cadastrar o municipe, para depois transferi-los para o atendente correto, que muitas vezes nao atendem e ficam so transferindo as pessoas um verdadeiro jogo de empurra empurra, e quando atendem vao verificar novamente se o municipe tem ou nao cadastro, entao para que perder tempo cadastrando, se vai ter que transferir, nao eh uma atitude inutil, fazer a pessoa ´passar todos os seus dados e depois nao poder resolver o seu problema pois nao teve treinamento do assunto.

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Anonimo

Infelismente essa empresa tem tantas coisas erradas, supervisores que querem mostrar serviço, ficam prejudicando os atendentes, da tarde deveriam mandar quase todos embora e por justa causa ainda, coordenadores que vivem de nariz em pe, se achando melhores que todo mundo, mas nao passam de empregados como qualquer um, um gerente que realmente o lugar dele deveria ser em outro lugar e nao na Call, isso sem contar com esse tal de Devair que ate script tem para ele, que ate gera demissao por justa causa, caso nao tenha um atendimento correto, ainda bem que eu ja nao faco parte dessa empresa que eh pior do que no tempo da escravidao

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Marta gomes

Nossa é a prefeitura não toma conhecimento disso? Prefeito Haddad está ciente do que acontece nessa empresa? E os direitos humanos? Com tanto relato, deveriam alguém da prefeitura ou da câmara intervir. Bom dia.

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anonimo

o treinamento eh um lixo colaboradores aprovados para iniciarem na operaçao sem ao menos terem passado na prova totalmente despreparsdos
,fora que os supervisores sao obrigados a sancionar os colaboradores por todos os motivos banais,a gerente Nancy os tratam como lixos incompetentes usa palavras de baixo calao,sem falar na coordenadora que nao serve nem ao menos para limpar os banheiros a Eugenia que nao tem um pingo de postura e é totalmente despreparada para tal cargo ,assedia de operador a supervisor

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Marta gomes

iSSO É VERDADE ESSA MARIA EUGENIA, PESSOA SEM NENHUMA POSTURA PARA EXECER UM SERVIÇO DE CORDENADORA. DÁ vergonha dessa EMPRESA COM ESSE TIPO DE PESSOAS NA LIDERANÇA .

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Marta gomes

Um absurdo o contrato ter sido renovado por mais um ano. Será que eles sabem o que acontece lá dentro?

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ERICA

OLÁ SR. PREFEITO, COMO PREFEITO DOM PARTIDO DOS TRABALHADORES, DEVERIA VERIFICAR TODAS ESSAS DENÚNCIAS CONTRA FUNCIONÁRIOS. NESSE LOCAL TODAS AS PESSOAS ESTÃO SENDO MANDADAS POR JUSTA CAUSA, SERÁ QUE ISSO É CORRETO? SERÁ QUE NÃO É SERVIÇO ESCRAVO?
qUERO TAMBÉM MANIFESTAR A MINHA REPUDIA A ESSAS COORDENADORAS , AGORA TEM UMA TAL DE MARINA ALÉM DAS DEMAIS DENÚNCIADAS DAS 17;30H, QUE É SÓ ANTIPATIA. SUPERVISORES QUE ASSEDIAM FUNCIONÁRIOS TAMBÉM NO HORÁRIO DAS 17;30H. SR. PREFEITO E VEREADORES COMO É QUE PODE UM PRODUTO DA PREFEITURA ESTÁ NAS MÃOS DE PESSOAS DESSA CATEGORIA.

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Santos

Sr. Devair, não discordo em nada que o senhor disse, trabalhando para a Call, ou melhor, na Call para os munícipes, percebo muitos problemas que poderiam ser resolvidos, problemas que partem da empresa e problemas que partem das subprefeituras e da Prefeitura. Nós, atendentes, fornecemos as informações que a prefeitura e a SPtrans nos disponibiliza, por vezes o atendimento demora porque temos um sistema com milhares de informações e buscamos a correta para a situação do munícipe. Registramos o protocolo de solicitação que é sempre encaminhado para o órgão responsável (SPtrans, subprefeitura, SUVIs, etc) com o maior número se informações possíveis para que a situação seja resolvida, não defendo a Call, defendo o meu atendimento. Não posso fazer nada se os órgãos não cumprem o prazo e não posso fazer nada se as diretrizes da Call bao

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Santos

Não* permitem que seja fornecido qualquer número de protocolo de solicitação em outra ligação que não seja a da própria solicitação, é possível? Sim, é possível encontrar desde que tenha sido solicitado no cadastro do munícipe, mas não podemos fazer. O Sr. é um munícipe difícil, já atendi o senhor diversas vezes, o senhor não responde as questões que somos obrigados a lhes fazer para prosseguir com o atendimento, chama pelos “carteirinhas” sabendo que por esse nome os supervisores não vão atende-lo, o objetivo do senhor é desgastar os supervisores e atendentes, mas isso não vai levar a nada. Eu estudo o sistema, registro todas as solicitações, atendo até os mais difíceis com atenção e educação, mas muitos não facilitam nosso trabalho e o senhor é o que mais dificulta. Muitos atendentes e supervisores estão esgotados e realmente não possuem atendimentos louváveis, mas suas atitudes não ajudam em nada. Por outro lado existem atendentes e supervisores bons, coordenadores e gerentes também, mas cada um trabalho com o que lhe é possível, a Nancy, o Ricardo, o Bueno, os coordenadores, supervisores, níveis I, II e III etc, todos estão sujeitos a ordens, a Cliente estabelece critério que todos os demais precisam acatar, infelizmente.

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