Comissões discutem reciclagem de componentes de veículos

ORD MEIO AMBIENTE CONJ FINANCAS E ORCAMENTO-25-08-2015 FRANCA--03131-300ABRE

Em conjunto, Comissões de Meio Ambiente e Finanças discutem reciclagem de componentes de veículos                                                                      Foto: Luiz França / CMSP

DA REDAÇÃO

As Comissões do Meio Ambiente e de Finanças e Orçamento discutiram nesta terça-feira (25/08) a reciclagem dos componentes de veículos automotores – processo pouco utilizado no Brasil. Enquanto no país apenas 1,5% dos carros que saem de circulação é reaproveitado, nos Estados Unidos esse percentual sobe para 95%.

De acordo com o superintendente da empresa Renova Ecopeças, Fábio Giusti, 85% do carro pode ser reaproveitado. “A maior parte do veículo pode ser reaproveitada, outros 10% podem ser reciclados e o restante é descartado de maneira ambientalmente correta. Esse processo traz benefícios para o meio ambiente porque não contamina o solo, reduz a poluição e ainda gera emprego”, sinalizou Giusti.

O representante ainda explicou que algumas peças em ótimo estado ou com pequenos defeitos podem voltar ao mercado, com procedência e garantia. “Essas peças chegam a custar até 70% a menos do que uma nova”, garantiu.

A atividade realizada pela empresa foi considerada pelos vereadores como uma das possibilidades para resolver o problema de carros abandonados em São Paulo e que ficam por muito tempo em pátios até serem leiloados.

Em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 2,5 mil veículos são apreendidos por mês e 450 ficam nos pátios.

“Precisamos de uma legislação mais moderna e, por isso, estamos convidando as pessoas para discutir as experiências já existentes e que podem vir a ser implementadas no município”, disse o vereador Paulo Fiorilo (PT).

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também