Concessão do serviço funerário será tema de audiência pública

Luiz França / CMSP

Reunião da Comissão de Finanças e Orçamento (28/8).

MARIANE MANSUIDO
DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (28/08), a Comissão de Finanças e Orçamento  aprovou vários requerimentos. Entre eles, o do vereador Alessandro Guedes (PT), presidente da comissão, solicita a realização de audiência pública para debater o PL (Projeto de Lei) 324/2019, de autoria do Executivo. A proposta trata da concessão à iniciativa privada do serviço funerário da cidade, hoje administrado pela prefeitura.

Anunciado há dois anos pelo então prefeito João Doria, o PL está pautado para ser votado em segunda e definitiva votação na Sessão Plenária desta quarta-feira. Em caso de aprovação, o projeto seguirá para sanção do prefeito Bruno Covas (PSDB). São no total 22 cemitérios e o crematório dr. Jayme Augusto Lopes, mais conhecido como crematório da Vila Alpina, que passarão à gestão de empresas particulares. Em princípio, a opção do Executivo é leiloar os cemitérios em blocos.

Na avaliação do presidente da comissão, ainda falta diálogo com a população sobre a proposta. “O tema desse projeto, o serviço funerário, envolve e interessa a todos nesta cidade. É por isso que os vereadores precisam ouvir mais a população de São Paulo, antes de aprová-lo”, argumentou Guedes, que irá propor o adiamento da votação da proposta, já que, caso aprovada hoje, inviabilizaria a realização da audiência pública sugerida por ele.

Os parlamentares aprovaram outros dois requerimentos, de autoria do vereador Fernando Holiday (DEM). O primeiro solicita a convocação do secretário municipal de Cultura, Alê Youssef, ou de outro representante da pasta, para esclarecimentos sobre os gastos com a Virada Cultural de 2019.

O segundo requerimento de Holiday convoca o diretor-geral da Fundação Theatro Municipal para falar sobre a apuração de irregularidades envolvendo o Instituto Odeon, organização responsável pela gestão do Theatro Municipal desde 2017.

De acordo com Holiday, as convocações foram solicitadas devido à falta de resposta às solicitações anteriores. No início de junho deste ano, a Comissão de Finanças aprovou dois requerimentos, também de autoria do parlamentar, com pedidos de informações à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal.

“Apresentei dois requerimentos no mês de junho, mas, passados mais de 60 dias, não veio nenhuma resposta. Acho que até por uma questão de respeito à Câmara Municipal só nos restou pedir a convocação dos responsáveis”, explicou Holiday.

Também estiveram presentes à reunião a vice-presidente da comissão, vereadora  Soninha Francine (CIDADANIA23), e os vereadores Adriana Ramalho (PSDB), Atílio Francisco (REPUBLICANOS),  Isac Félix (PL), Ota (PSB)Paulo Frange (PTB) e Rodrigo Goulart (PSD).

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também