Confirmado o primeiro caso de subvariante da Ômicron no Brasil

TERESA MORRONE
DA REDAÇÃO

Foi identificado o caso de mais uma variante do novo coronavírus no Brasil. O Instituto Butantan informou que encontrou uma pessoa infectada com a subvariante denominada XE, que mistura duas modalidades da Ômicron.

O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, que recebeu a notificação do Instituto Butantan na quarta-feira (6/4). A variante XE é uma combinação de duas cepas diferentes da Ômicron: BA.1 e BA. 2. O primeiro caso foi mapeado na cidade de Londres, em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Butantan, a taxa de crescimento da XE é 10% superior a da cepa BA 2.

O Instituto também informa que ainda não há evidências suficientes sobre mudanças, vantagens e desvantagens da circulação sobre a nova variante em aspectos como gravidade, transmissão e eficácia de vacinas já existentes.

Mais sobre o novo coronavírus 1

De acordo com o boletim diário mais recente publicado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo sobre a pandemia do novo coronavírus, até esta quinta-feira (7/4), a capital paulista totalizava 42.110 vítimas da Covid-19. E havia, ainda 1.916.359 casos confirmados de infecções pelo novo coronavírus.

Abaixo, gráfico detalhado sobre os índices da Covid-19 na cidade de São Paulo.

Prefeitura de SP

Em relação ao sistema público de saúde, os dados mais recentes mostram que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade e Terapia Intensiva) destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 na região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira (7/4) é de 26%

Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 25,1% No Estado, a taxa de ocupação em UTIs está em 20,7% e em 18,2% em leitos de enfermaria. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde.

Mais sobre o novo coronavírus 2

Na quarta-feira (6/4), o Estado de São Paulo registrou a menor média móvel de mortes por Covid-19 desde o pico da Ômicron. Foram 42 mortes na média móvel de 7 dias.

A última semana epidemiológica encerrada no sábado (2/4) mostrou uma queda de 17,5% nos novos óbitos no Estado, que até quarta registrava um total de 167.594 mortes, sendo 46 registradas nas últimas 24h.

Os novos casos na semana registraram uma redução de 16,6% com um total de 5.287.122 durante toda a pandemia.

Mais sobre o novo coronavírus 3

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (06/4), aponta que a incidência nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em crianças e adolescentes mantém ascensão em diversos Estados desde o mês de fevereiro, período do início do ano letivo.

Já na população em geral, a análise aponta o menor percentual de casos de SRAG por Covid-19 desde o início da pandemia que, nas últimas quatro semanas, corresponderam a 50,7% em resultado laboratorial positivo para vírus respiratório. Durante o período mais crítico da doença no país, cerca de 96% dos casos de SRAG com identificação laboratorial eram por Covid-19.

Em crianças de 0 a 4 anos, os dados laboratoriais apontam para a influência de casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Já no grupo de 5 a 11 anos, os números sugerem interrupção de queda nos casos associados ao Sars-CoV-2 (Covid-19) e aumento de casos associados a outros vírus respiratórios no mês de março.

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 13, que compreende o período de 27 de março a 2 de abril de 2022, a investigação tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 4 de abril.

 

*Ouça aqui a versão podcast do boletim Coronavírus desta quinta-feira

*Este conteúdo e outros conteúdos especiais podem ser conferidos no hotsite Coronavírus

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também