Cônsul geral da Itália visita a Câmara

O cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, visitou na manhã desta quinta-feira a Câmara Municipal e conversou com os vereadores sobre maneiras de aprofundar a integração entre as culturas italiana e brasileira.

Uma das propostas apresentadas por Marsili foi a implantação do ensino da língua italiana na grade curricular das escolas, considerando que na capital existem cerca de 6 milhões de descendentes de imigrantes daquele país.

Ele lembrou do convênio já firmado entre a Prefeitura e o Consulado Geral da Itália que leva o ensino de italiano para mais de 14 mil alunos em 83 unidades escolares, mas como atividade facultativa. A ideia é que isso se torne parte da grade curricular das escolas municipais, como opção de idioma.

“Um dos objetivos desse nosso encontro foi conversar sobre isso e sobre qual maneira a Câmara Municipal pode sensibilizar o Executivo no sentido de ampliar o ensino do idioma italiano”, comentou o vereador Donato (PT), que articulou a visita de Marsili à sede do Parlamento. “A cultura italiana é muito importante para a formação do nosso país e da nossa cidade”, acrescentou.

O presidente da Câmara, vereador José Police Neto, participou da recepção ao cônsul e manifestou a disposição de levar o tema para discussão na Comissão de Educação. Ele ainda conversou com Marsili a respeito da possibilidade de oferecer um curso de italiano aos servidores da Casa, a partir de uma parceria com o Consulado.

Police Neto também comentou sobre o desejo de intensificar as relações com os parlamentos italianos “para fortalecer a troca de experiências”. Ele lembrou que muitos problemas visíveis em São Paulo, como transporte, ocupação urbana e saneamento, são recorrentes também em grandes metrópoles italianas, e daí a importância de um intercâmbio de informações.

Além de Police Neto e Donato, participaram da recepção ao cônsul Mauro Marsili os vereadores Carlos Apolinário (DEM), Domingos Dissei (DEM), Sandra Tadeu (DEM), Attila Russomanno (PP), Agnaldo Timóteo (PR), Atílio Francisco (PRB), David Soares (PSC), Souza Santos (PSDB), Alfredinho (PT), Roberto Tripoli (PV), Ushitaro Kamia (DEM) e Salomão Pereira da Silva (PSDB).

(07/04/2011 – 12h)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também