Cooperativas são homenageadas em solenidade pelo Dia do Cooperativismo

Yuri Salvador | REDE CÂMARA SP

HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta terça-feira (27/6), uma solenidade em comemoração ao Dia do Cooperativismo. A iniciativa foi da vereadora Sandra Santana (PSDB) e o evento faz parte da Semana Municipal do Cooperativismo – Semana “C”.

A semana também é realizada pela SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e tem por objetivo debater o tema cooperativismo na cidade, com foco na geração de renda e no desenvolvimento econômico das cooperativas e cooperados.

“O cooperativismo ainda não está no grau e no nível que nós gostaríamos que estivesse na cidade de São Paulo e nem no Brasil, se comparado a outros lugares no mundo. É um modelo de negócio incrível em que não existe algo como ‘alguns ganham e outros perdem’. No cooperativismo todo mundo ganha. Através da Câmara Municipal, do Executivo, precisamos fomentar e incentivar cada vez mais esse modelo de negócio que tem ajudado a transformar tantas vidas. Muitas vezes começa num modelo pequeno, com poucas pessoas e em vários setores como no agronegócio, na infraestrutura, na saúde, no transporte, e você vai mudando a realidade das pessoas”, afirmou a parlamentar.

Além da vereadora Sandra Santana, fizeram parte da mesa a secretária da SMDET, Aline Cardoso, o presidente da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, o presidente da Comissão do Cooperativismo da OAB/SP, Costantino Savatore, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Aparecido Maion.

Conforme o presidente da Ocesp, as cooperativas têm um papel importante na inclusão social e, proporcionalmente, a cidade de São Paulo ainda tem poucas cooperativas. “Uma cidade do tamanho da nossa, onde há muitos problemas sociais, o cooperativismo pode ser uma ferramenta muito importante. Divulgar esse movimento é importante. Com esta iniciativa a gente pode fazer mais pela cidade através dessa forma de trabalhar que é o cooperativismo”, disse.

Ainda de acordo com Del Grande, no Estado de São Paulo são em torno de mil cooperativas e quase 4 milhões de cooperados. “É através desses movimentos, dessa inserção que a Câmara está nos proporcionando é que nós podemos ampliar esse movimento, que faz todo sentido para o pequeno empreendedor”, comentou.

A secretária Aline Cardoso salientou a importância do apoio do Poder Público ao cooperativismo em todos os setores e destacou o papel fundamental das cooperativas de reciclagem. “Em abril deste ano, um decreto passou as cooperativas de reciclagem para responsabilidade da Secretaria do Trabalho. Isso é motivo de grande alegria e de grande responsabilidade. Na cidade de São Paulo, as cooperativas de reciclagem têm um papel muito importante. Por outro lado, elas ainda não têm o tamanho que tinham que ter. A gente assumiu uma responsabilidade importante e que precisa crescer mais”, frisou.

Na solenidade foi feita a entrega de homenagens a seis cooperativas:

  • Cooperativa de Trabalho Percursos Idiomas;
  • CPT – Cooperativa Paulista de Teatro;
  • Cooperativa de Reciclagem Crescer – Cooperativa de Trabalho em Produção de Reciclagem e Beneficiamento;
  • Rádio Táxi Vermelho e Branco – Cooperativa Mista de Trabalho dos Motoristas Autônomos de Táxi Especial de São Paulo;
  • Sicoob Coopmil – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Policiais Militares e Servidores da Secretaria dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo;
  • Unipsico de São Paulo – Cooperativa de Saúde e de Trabalho em Psicologia.

“A cooperativa nasceu em 1975, num conglomerado de 50 motoristas no Aeroporto de Congonhas, onde se juntaram para prestar um trabalho. Nesses anos todos foram crescendo, hoje somos em 625. A cooperativa é a união de todos”, disse o presidente da Rádio Táxi Vermelho e Branco, Flávio Paulino da Silva.

A vereadora Sandra Santana também fez a entrega do Voto de Júbilo aprovado em Plenário à Ocesp. Houve ainda a assinatura do Protocolo de Intenções para Estimular Ações para Formação e Fortalecimento de Grupos Cooperativistas no Município de São Paulo, uma parceria da SMDET e da Ocesp.

Por fim, foi anunciado o protocolo e tramitação do PR (Projeto de Resolução) 26/2023, que cria a Frente Parlamentar do Cooperativismo na Câmara Municipal de São Paulo, Frente que tem por objetivo proporcionar um atendimento privilegiado ao setor cooperativista, tanto na realização de debates que visem o aperfeiçoamento, como na implementação de legislação que incentive o desenvolvimento desse segmento na economia.

Confira na íntegra no vídeo abaixo como foi a solenidade:

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também