Cuidado paliativo é tema de seminário na Casa

RenattodSousa
RenattodSousa 

Em comemoração ao Dia Municipal da Assistência à Dor e Cuidados Paliativos, instituído pela Lei 15.038, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), foi realizado na Câmara nesta quarta-feira o seminário O que são Cuidados Paliativos. O evento é uma parceria da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e Câmara Municipal de São Paulo.

O seminário teve como palestrantes a coordenadora do Serviço de Assistência Domiciliar e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, Dalva Matsumoto, e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Mauro Gomes de Lima.

A ANCP foi criada em 2005 e hoje é a principal instituição que representa as pessoas que fazem esse tipo de cuidado no Brasil. O cuidado paliativo é o cuidado oferecido ao paciente que é portador de uma doença potencialmente mortal, portanto tem muita necessidade de cuidados. E esses cuidados são oferecidos observando esses pacientes de forma global, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico, emocional, espiritual e social e inclui a família nesses cuidados também, esclareceu Dalva.

Eu acho que esse é um trabalho fantástico que a doutora Dalva faz. É preciso ter muito amor pelo ser humano, muito respeito à vida para que as pessoas se envolvam nisso e eu fico muito feliz em ajudar a divulgar esse tipo de trabalho, disse o vereador Eliseu Gabriel.

Os cuidados paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida.

(23/11/2011 21h)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também