Curso discute experiências na gestão do orçamento público

RenattodSousa
ESCOLA-DO-PARLA-28112012-Rtto__4250_2-72-ABRE

Teve início nesta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de São Paulo o curso “Tendências Contemporâneas na Gestão do Orçamento”, da Escola do Parlamento, uma iniciativa inovadora que conta com a participação de especialistas na área para discutir as experiências mais modernas na gestão do orçamento público pelo mundo.

Com palestras ministradas por um corpo docente formado por acadêmicos da Escola do Parlamento, Fundação Getúlio Vargas, Unesp e Escola de Administração Fazendária (Esaf), o curso gratuito será dividido em cinco aulas acompanhadas por 90 alunos.  

De acordo com o diretor acadêmico da Escola do Parlamento, Carlos Alexandre Nascimento, o objetivo do curso é esclarecer para a população como funciona o principal documento do governo, a partir de modelos aplicados em países em desenvolvimento. A intenção é que os participantes do curso saiam daqui preparados para que, de uma forma crítica, possam avaliar essas experiências que existem pelo mundo e pensá-las para a nossa realidade local, explicou.

Para o diretor da Escola do Parlamento, Roberto Eduardo Lamari, a grande procura por vagas (o curso teve mais de 150 inscritos) comprova o interesse da população pelo tema. Há uma procura por entender as questões públicas, principalmente por parte do cidadão e da sociedade civil organizada, que querem entender como funciona esse processo da política e participar dela. Nesse sentido, a Escola do Parlamento cumpre o seu papel, porque é exatamente isso que nós queremos: que o cidadão tenha conhecimento das questões públicas e passe a participar mais desta Casa, ressaltou.

Monica Pinhanez, professora de Finanças Públicas em Países em Desenvolvimento da Fundação Getulio Vargas, participou da abertura do curso com uma palestra introdutória sobre o assunto, com enfoque na importância da peça orçamentária para o desenvolvimento econômico e social.

“A ideia é mostrar como alguns mecanismos que nós conhecemos nos ajudam a promover e garantir que o desenvolvimento aconteça. Vamos mostrar qual a ligação entre finanças públicas, processo de despesas e receitas; como pensar o gasto público e se organizar para que nos leve a uma proposta que seja mais viável para promover o desenvolvimento”, esclareceu a professora.

Os internautas poderão acompanhar as próximas aulas pelo Portal da Câmara, através do link Auditórios Online, nos dias 29 e 30 de novembro, e 3 e 4 de dezembro, das 18h às 22h.

(28/11/2012 – 21h)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também