Desembargador Ricardo Mair Anafe recebe Título de Cidadão Paulistano

Gute Garbelotto

HELOISE HAMADA
DA REDAÇÃO

O desembargador Ricardo Mair Anafe recebeu o Título de Cidadão Paulistano na noite desta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de São Paulo. Ele é o atual presidente do TJ–SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) e a homenagem foi uma iniciativa do vereador Fabio Riva (PSDB), que presidiu a sessão solene.

“A cidade ganha hoje um grande cidadão paulistano por toda a sua história. E junto com o título também traz uma responsabilidade muito grande por ser um novo cidadão paulistano e nos ajudar na construção de uma cidade muito mais igualitária, respeitando as pessoas, que é o que a Justiça procura dentro de todas as suas ações”, afirmou o proponente.

Além de Riva, o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 34/2022 também teve como coautor o vereador Faria de Sá (PP), que morreu no dia 16 de junho. “Nós estaríamos aqui juntos, mas eu tenho certeza de que lá de cima ele vai estar olhando por nós e parabenizando o doutor Anafe por esse título da cidade”, disse o vereador.

Nascido em 1959, no Rio de Janeiro, o homenageado veio para São Paulo foi aos seis meses de vida. “Aqui eu fui criado, fui educado, aqui eu me fiz como pessoa, como profissional, tive meus filhos, meus netos, todas as coisas boas que eu tive na minha vida foi em São Paulo”, relatou o desembargador. “Esse título brinda, sem sombra de dúvida, o sentimento de ser paulistano”, frisou.

Anafe se tornou bacharel em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) em 1981. Sua carreira na magistratura teve início em 1985, quando foi nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Jundiaí. Em 2003, começou a atuar como juiz. Já em 2008, assumiu como desembargador.

Foi eleito presidente da Seção de Direito Público do TJ-SP para o biênio 2014/2015 e eleito e reeleito para o Órgão Especial em 2016 e 2018. Anafe também foi escolhido para a Corregedoria Geral da Justiça no biênio 2020/2021. Como presidente do TJ-SP, ele foi eleito para o biênio 2022/2023.

Várias autoridades e amigos do desembargador estiveram presentes. O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Paulo Dias de Moura Ribeiro, comentou que acompanha os passos de Anafe há muito tempo.

“Eu nunca vi uma pessoa tão dedicada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo como ele, conhece a fundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, todo o seu mecanismo, sua parte administrativa. Nada mais justo que ele receber esta homenagem no dia de hoje. A cidade lhe presta um justo júbilo”, disse.

“Com o doutor a gente tem tido uma grata surpresa, muito por conta da capacidade de ouvir, de ter sensibilidade para todas as questões que envolvem uma cidade como São Paulo, tão complexa, e eu fico muito orgulhoso de poder estar aqui, com essa iniciativa”, destacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

Para conferir, na íntegra a sessão solene, clique no vídeo abaixo:

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também