Dia Municipal da Umbanda

RenattodSousa
17-11-2010-RenattodSousa-_056-72-NOTICIA
Vereador Quito Formiga e representantes da umbanda

Dia Municipal da Umbanda

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na quarta-feira (17/11) representantes das tendas de umbanda e candomblé, cultores da arte umbandista, da curimba, filhos de orixás. Por iniciativa do vereador Quito Formiga (PR), a Legislativo paulistano realizou sessão solene em homenagem ao Dia da Umbanda e do Umbandista.A solenidade foi aberta com uma apresentação cultural de atabaques. Representantes da religião afro reafirmaram sua luta contra o preconceito. “A umbanda é uma religião genuinamente brasileira, o que contribui com diversos fatores culturais do nosso povo. Essa causa está sendo abraçada fora de campanha política. A melhor forma de quebrar o preconceito é mostrar cultura, trabalho social e a beleza que a religião tem”, sublinha o presidente da Escola Curimba e Arte Umbandista Aldeia de Caboclos, Engels Xenoktistakis.

“É uma alegria comemorar o primeiro Dia da Umbanda na cidade de São Paulo. A minha origem desde o berço é de praticante da doutrina espírita tanto na linha de Kardec quanto na umbandista. A umbanda deixa de ser tratada como uma seita e passa a ser reconhecida pelo poder público como uma religião que pratica a caridade, que cultua o amor e a energia”, enfatiza Quito Formiga.

Compuseram a mesa da cerimônia o Pai Ronaldo Linares, presidente da Federação Umbandista do Grande ABC e do Santuário Nacional da Umbanda; a presidente da Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo, Sandra Santos; a presidente do Primado do Brasil, Maria Aparecida Nalessio; o Pai Jamil Rachid, do presidente da União de Tendas de Umbanda e candomblé do Brasil; e o Pai Milton Aguirre, do Conselho do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo; além de Engels e do vereador Quito Formiga.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também