DIEESE recebe Salva de Prata da Câmara Municipal

2016-05-18-SS SALVA DE PRATA DIEESE-ABUENO1941ABRE

Vereador Jair Tatto (PT) entrega a Salva de Prata para o presidente do DIEESE, Zenaide Honório
Foto: André Bueno / CMSP

 

DA REDAÇÃO

Em comemoração aos seus 60 anos de fundação, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômico (DIEESE) recebeu a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo, em uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (18/5). A solenidade foi uma iniciativa dos vereadores Jair Tatto (PT) e Alfredinho (PT).

O DIEESE está presente em 18 estados do país e tem como objetivo a assessoria, educação e pesquisa, tendo como os principais eixos de guia de produção o emprego, a renda, a negociação coletiva, o desenvolvimento e as políticas públicas. Desde o seu princípio, realiza pesquisas para informar os trabalhadores e a sociedade como um todo, ajudando nas conquistas na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores junto ao movimento sindical brasileiro.

“O Departamento se tornou um instrumento extraordinária da classe trabalhadora desse país. As pesquisas e informações que o DIEESE deu aos sindicatos, a essas instituições que representam os trabalhadores, praticamente pautaram suas lutas cotidianas. É uma instituição que a classe trabalhadora agradece muito pelos serviços prestados”, destacou o vereador Jair Tatto.

Para Alfredinho, a instituição teve um papel fundamental na evolução dos direitos trabalhistas da historia do país. “Nós, operários, tínhamos a experiência da luta, sabíamos montar as greves, mas não tínhamos informações para debater com o patronato na hora de ir à mesa. E foi o DIEESE que cumpriu esse papel, cumpriu e cumpre até hoje. E por isso essa homenagem, por tudo que fizeram por todos nós, dos movimentos sindicais”, disse.

A presidente do DIEESE, Zenaide Honório, ressaltou que a homenagem se estende a todos os trabalhadores do país. “Receber essa homenagem é um prêmio para a classe trabalhadora. Os 60 anos do DIEESE vem sendo comemorado desde o ano passado em todo país, e acho que esse é um reconhecimento do poder público para um órgão que presta assessoria ao movimento sindical. Ganha o DIEESE, mas também quem ganha é o trabalhador”, afirmou.

Participaram também da solenidade o vereador Toninho Vespoli (PSOL), o diretor executivo do DIEESE, Paulo de Tarso Guedes de Brito Costa, e o coordenador técnico de atendimento do Departamento, Airton Santos.

Veja galeria de fotos

 

Ouça entrevista da Web Rádio Câmara:

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também