Dois projetos vencem a edição 2016 do Prêmio Betinho

2016-08-08-SS Premio Betinho de Cidadania-Abueno0466ABRE

Organizações sociais recebem o Prêmio Betinho de Cidadania, edição 2016, na Câmara Municipal André Bueno-CMSP

DA REDAÇÃO

Os projetos “Sefras Defesa e Justiça Penal” e “Violência aqui não entra não!”, da Associação Franciscana da Solidariedade e da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), respectivamente, dividiram o primeiro lugar do Prêmio Herbert de Souza – o Prêmio Betinho de Cidadania, edição 2016, da Câmara Municipal, que foi idealizado pensando no exemplo de vida e trabalho em busca por cidadania, simbolizado pelo sociólogo.

A solenidade de premiação aconteceu na noite desta segunda-feira (8/8), no Salão Nobre da Câmara e foi presidida pelo vereador Rubens Calvo (PDT). Os dois projetos contemplados se destacaram dentre os outros 31 inscritos.

“Esse é um serviço de atendimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e também faz um trabalho dentre de unidades prisionais para adultos”, pontuou Rosângela Pezoti, do Sefras.

“A gente faz um trabalho contra a violência doméstica com crianças e adolescentes, a partir disso surgiu a necessidade de trabalhar essa questão, para que as crianças não sejam atingidas, tanto física quanto psicologicamente”, contou Bárbara Betânia de Paula Pinto, do núcleo de Projetos da UNAS.

Os projetos “Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua” do Instituto Social Santa Lúcia e “Geração 2016”, do Instituto Criança Cidadã, receberam Menção Honrosa.

“O que o Prêmio tem de melhor é deixar vivo o trabalho que o Betinho fez para a sociedade”, afirmou o vereador Calvo, que presidiu a sessão de entrega da premiação.

Sobre a escolha dos projetos

A Comissão Julgadora do Prêmio Betinho este ano foi composta por representantes da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (ABONG), Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Juízes para a Democracia, Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida e Banco de Alimentos.

“Não é fácil julgar, são muitos projetos bons, tem muitas iniciativas com poucos recursos e muito boa execução, a nossa vontade é aprovar todos. A gente avalia conforme a pontuação, que é feita baseado em questões sociais, de envolvimento, capilaridade, enfim”, explicou Beloyanes Bueno Monteiro, da ABONG.

Camila Kneip, do Banco de Alimentos – ONG ganhadora do Prêmio Betinho em 2015 -, também fez parte da comissão julgadora e explicou que ter o trabalho reconhecido na Câmara Municipal traz, além de incentivos, a sensação de que as ações estão dando certo, na prática.

“É uma visibilidade muito boa, é um reconhecimento do trabalho, tem uma divulgação para outras organizações, faz com que o trabalho seja conhecido, mas, principalmente, dá uma fidelização, uma forma de dizer que o trabalho é real”, afirmou Kneip.

A solenidade de entrega do Prêmio Betinho contou com a apresentação artística da Associação Casa de David, com o “Projeto Samba para Todos” (Bateria de escola de samba composta pelos assistidos, pequena orquestra e um maestro).

Confira todos os 33 projetos inscritos de 32 organizações:

1-Centro de Voluntariado de São Paulo (Voluntariado e transformação social: palestra e oficina de fomento ao voluntariado, cidadania e solidariedade)

2-Centro dos Hemofílicos do Estado de São Paulo (Grupo de Pais)

3-Organização Cidade Sem Fome (Hortas Comunitárias)

4-Associação Prato Cheio (Rota solidária – colheita urbana)

5-Associação Paulista Amparo à Mulher – APAM (“Relatório de Atividades”)

6-Associação Civil Anima (Projeto Anima Jovem)

7-Núcleo Assistencial Fraterno (Grupo mãos estendidas)

8-Associação de Apoio à Criança com Câncer (Casa de Apoio)

9-Associação Antônio e Marcos Cavanis (SCFV – Clube da Turma)

10-Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo (Programa mais vida, doe sangue)

11-Associação Santa Terezinha (Centro de Convivência)

12-Associação Beneficente de Mãos Dadas com a Vida (Programa Habitação para nossos Amados)

13-Instituto Social Santa Lúcia (Centro para Juventude – CJ Santa Lúcia)

14-Associação Beneficente Santa Fé (Fortalecendo Famílias)

15-Instituto Educadores sem Fronteiras (Projeto Ecosaberes: o desenvolvimento sustentável dos conhecimentos)

16-Grupo pela Vidda (Centro de referência e defesa da diversidade – CRD)

17-Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos (SOBEI – Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos)

18-Associação Franciscana de Solidariedade (Projeto Sefras Defesa e Justiça Penal)

19-Ação Comunitária Todos Irmãos/Projeto SASF Elisa Maria (Projeto Oficinas para Geração de Renda)

20-Viração Educomunicação (Revista Viração)

21-Instituto da Oportunidade Social (Capacitação e Empoderamento de Jovens e Pessoas com Deficiência para Inclusão do Mercado de Trabalho)

22-Casa Assistencial do Amor e Misericórdia – CAAM (Benefício Socioassistencial – Concessão de Cestas de Alimentos – em Caráter Suplementar)

23-Instituto Criança Cidadã (Projeto Geração 2016)

24-União de Núcleos – Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Violência aqui não entra não!)

25-Associação Arte Despertar (Promovendo Cultura nos Hospitais)

26-Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Ambulatório Saúde da Mulher CEJAM)

27-Instituto de Defesa do Direito de Defesa (O direito de ver e ser visto por um Juiz – pela implementação da Audiência de Custódia)

28-Inmed Brasil (Bate Bola)

29-FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania: De Olho no Futuro)

30-Escola de Governo de São Paulo – Associação Instituto de Política e Formação Cidadã (Curso Formação Cidadã da Escola de Governo de São Paulo)

31-Instituto Social Santa Lúcia (Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua)

32-Associação Dehoniana Brasil Meridional (Eu ainda sou criança e tenho o direito de brincar!)

33-Associação Raso da Catarina (Circo para Todos III)

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também