Economia, proteção animal e comunidades indígenas estão entre os assuntos debatidos na sessão desta terça

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Sessão Plenária desta terça-feira (9/8)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Na Sessão Plenária desta terça-feira (9/8), vereadores da Câmara Municipal de São Paulo tiveram a oportunidade de se manifestar sobre temas de livre escolha. Seguindo uma ordem preestabelecida, parlamentares puderam discursar por até cinco minutos no pequeno expediente e em comunicados de liderança.

Os trabalhos de hoje foram conduzidos pela 1ª vice-presidente da Casa, a vereadora Rute Costa (PSDB). A primeira a utilizar a tribuna do Plenário 1º de Maio foi a vereadora Luana Alves (PSOL), que abordou dois assuntos. Ela falou do PL (Projeto de Lei) 428/2022, que trata da valorização dos servidores municipais e que estará na pauta de votação da sessão de amanhã, e falou de comunidades indígenas que vivem no contexto urbano.

“Muitas vezes são invisibilizados. Vou dar como exemplo o povo Pankararu, ali na região do Real Parque, perto do Morumbi. Poucas pessoas sabem que centenas de pessoas indígenas moram na região do Real Parque. Elas são inviabilizadas”, disse Luana, que cobrou políticas públicas para a população indígena que está dentro do perímetro urbano da capital paulista.

Já o vereador Luiz Proteção Animal (PODE), que no início deste mês assumiu temporariamente uma cadeira na Câmara, apresentou detalhes do primeiro projeto de lei de autoria própria protocolado na Casa. O PL 499/2022, que a partir de agora segue o rito de tramitação no Legislativo paulistano, propõe o auxílio aposentadoria aos cães aposentados e doados, do canil da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

“Que o município dê uma verba para a pessoa que mantém esse animal. Sabemos que tem um custo com uma ração especial e atendimento de um médico veterinário. É um reconhecimento mínimo a um ser que trabalhou oito anos para o município, é uma dignidade”, falou Luiz.

O líder da bancada do PT na Câmara, vereador Senival Moura (PT), foi outro parlamentar a discursar no Plenário. Ele repercutiu estudos recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que analisaram o cenário econômico do país. Senival destacou os dados da pobreza e reivindicou ações para combater a fome no Brasil. “Mais de 33 milhões de pessoas estão passando fome e cerca de 40 milhões chegam a passar 24 horas sem ter o que comer. Esse é o resultado de políticas de mazelas que são implementadas por diversos governos”, afirmou Senival Moura.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (10/8), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

A Sessão Plenária desta terça-feira está disponível na íntegra no canal da Câmara no YouTube. Clique abaixo para assistir.

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também