Educação digital precisa de pais e professores digitais

Thais Lancman

O papel de inclusão digital é desenvolvido pelo governo municipal principalmente através dos Telecentros, mas a própria Secretaria de Serviços reconhece que, ao mesmo tempo em que eles são referência para a convivência comunitária para além da comunidade escolar, sua infraestrutura deixa a desejar. Outro problema é a falta de uma articulação intersecretarial, o que deve mudar com a elaboração de um projeto da pasta ao lado da Secretaria de Educação.

Nesse processo, a Secretaria de Serviços também destacou o papel dos pais, acompanhando o processo educativo. Infelizmente a grande maioria dos pais está distante das ferramentas digitais, e não conhecem as práticas dos seus filhos. Nós precisamos pensar e projetar de que forma cada Telecentro pode envolver os pais para além do uso, que transforme os pais em colaboradores para pensar a inclusão digital juntamente com a comunidade escolar, afirmam.

A exclusão digital também afeta os professores. Milton Burgese, diretor de educação da Microsoft Brasil, acompanha os projetos da empresa com escolas da rede pública e privada, e enxerga essa dificuldade na implantação de mudanças no sistema educacional. O aluno é nativo digital e os professores ainda têm essa barreira, afirmou, citando o uso de recursos técnicos nas aulas, como vídeos, e a elaboração online de grades de aulas como algumas das possibilidades ainda pouco exploradas.

telecentro2

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também