Em audiência, Comissão de Política Urbana discute efeitos no sistema viário de empreendimentos na região da Marginal Pinheiros

JOTA ABREU
HOME OFFICE

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente realizou, nesta quinta-feira (24/6), Audiência Pública virtual para discutir a implantação, contrapartidas e medidas compensatórias de empreendimentos geradores de tráfego na região da Marginal Pinheiros, entre as pontes do Morumbi e Ponte Laguna, visando minimizar o impacto no sistema viário.

A audiência foi conduzida pelo vereador Antonio Donato (PT), proponente do debate, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Milton Leite (DEM) e da vereadora Ely Teruel (PODE).

Donato fez menção aos congestionamentos que ocorrem nas vias daquela região no horário de pico, mesmo durante a pandemia quando, em tese, há menos veículos circulando. E acrescentou a informação sobre alguns empreendimentos que pretendem ser instalados no trecho, e que certamente agravarão o problema no trânsito. “Fizemos essa audiência para discutir os impactos e as medidas mitigadoras que a CET está propondo para este local. Ninguém é contra os empreendimentos, mas é preciso pensar a cidade e os efeitos globalmente”, disse o vereador.

Posição veemente também foi adotada pelo vereador Milton Leite (DEM), que concordou com a necessidade e o interesse no desenvolvimento dos projetos que serão implantados, com a ressalva de que a Zona Sul e a cidade “não podem pagar pelo impacto dos empreendimentos”. Para ele, é preciso que os estudos feitos pela CET comprovem que a ponte irá resolver a questão da mitigação para não travar a cidade de São Paulo. “Não há milagre que possa fazer ali. Eu desejo e quero o empreendimento. Mas é preciso ter uma solução definitiva para os problemas do trânsito naquela região”, afirmou.

Gerente da CET, Carlos Eduardo Diethelm, ressaltou a importância do debate para definir as ações que serão importantes para mitigação dos efeitos da implantação dos polos geradores de tráfego. Explicou que atualmente, há três certidões em estudo pela CET, que propõem intervenções inclusive em outras regiões da cidade. Os três projetos fazem parte de um empreendimento chamado Parque Global.

Outro representante da CET, Luis Abramovic, gerente das marginais, disse que quando tomaram conhecimento dos novos polos, os técnicos tiveram preocupação com o sobrecarregamento do setor viário. Ele citou números que embasaram o estudo da CET, mostrando que entre 2019 e 2020, só no trecho citado, ocorreram 40 acidentes de trânsito, sendo 39 colisões e um atropelamento. Cinco destes acidentes foram fatais.

Dalton Gaia, também da CET, explicou que foi realizado um levantamento a partir da consideração de que 14 mil novas vagas de garagem serão criadas nos empreendimentos. Através de um simulador concentrado naquela região, chegou-se à conclusão de que isso deve causar a geração de 3,5 mil viagens por hora a mais do que existe hoje. Para mitigar esse efeito, o estudo define a necessidade de construção de uma nova ponte entre duas já existentes: a do Morumbi e a Itapaiuna. Segundo Gaia, seria suficiente para mitigar essa geração de novas viagens.

Luciano Amaral Alves, sócio-diretor do Grupo Benx, que é responsável pelo empreendimento Parque Global, disse que desde o início do projeto houve preocupação com a mobilidade, e havia a projeção de construção de uma ciclopassarela para integrar ao sistema já existente, ainda que o objetivo maior sempre fosse a ponte citada. E que por essa razão, a empresa apoia a ideia e se compromete com isso dentro dos valores que a lei determina.

Leandro Silva, integrante do Fórum Pró-Metrô, disse que obras viárias sempre são vistas como saída, mas nem sempre são suficientes. Sugeriu a retomada da linha 17 para chegar até Paraisópolis como forma de ajudar na mitigação.

José Geraldo Araújo, do SOS Transporte, alertou que população do M’Boi Mirim faz uso desse corredor para chegar ao Centro expandido, e sempre no período da tarde tem problema crônico neste trecho. Sugeriu colocar corredor de ônibus na marginal para privilegiar o transporte coletivo. Ideia corroborada por Isaque Faria, também morador da região, que ainda reclamou da falta de consulta aos moradores.

A audiência completa pode ser conferida neste link.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também