Em dezembro, Ouvidoria da Câmara registrou 142 manifestações

IARA SILVA
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Realizado mensalmente pela Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo, o relatório de atendimentos revelou que entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2021 foram registradas 142 manifestações do público. Do total, metade dos atendimentos (70) foram feitos via e-mail. O aplicativo de mensagens WhatsApp foi responsável por 33 manifestações e o Portal do Cidadão por 15. Já o atendimento por telefone e de forma presencial somaram 24 registros (12 para cada modalidade).

Ainda de acordo com os dados do levantamento da Ouvidoria, a maior parte das manifestações (43%) foram realizadas por homens, em seguida 40% por mulheres e 17% optaram por não informar, podendo ser anônimos ou instituições.

Em relação à localização dos cidadãos que procuraram a Ouvidoria da Câmara, 48% optaram por não informar a sua região. Outras cidades do Estado de São Paulo corresponderam a 26% dos atendimentos. Dentro da capital paulista, os atendimentos foram: 13 na zona sul, 10 na zona central, 5 na zona leste, 4 na zona norte e 3 na zona oeste. Duas pessoas de outros Estados também foram registradas.

As demandas da Ouvidoria foram predominantemente livres manifestações (48%), solicitações de informações (24%) e solicitações de providências (18%).  Reclamações somam 5%, relatos pessoais 1% e críticas e elogios foram 1% cada.

Os assuntos tratados também foram analisados. Manifestações classificadas como “Assuntos Privados” correspondem a 52 atendimentos, 45 contatos estavam relacionados à Câmara e outros 45 à Prefeitura e secretarias municipais.

No mês de dezembro, a Ouvidoria tratou 100% das manifestações e divulgou que todas foram ou serão solucionadas nas instâncias da Câmara. A íntegra do relatório com gráficos e outras informações pode ser acessada neste link.

Lei de Acesso à Informação

Também divulgado pela Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo, o relatório de dezembro referente à LAI (Lei de Acesso à Informação) traz dados sobre as tratativas das demandas recepcionadas no Sistema de Informação ao Cidadão e no Sistema de Atendimento da própria Ouvidoria Parlamentar.

Em todo o mês de dezembro, não houve registros na Ouvidoria da Câmara de demandas relacionadas à LAI. Por consequência, não houve solicitação passível de classificação sigilosa.

A LAI estabelece 20 dias como prazo para atendimento, com mais 10 prorrogáveis. A Ouvidoria trabalha em conjunto com os demais setores da Casa para cumprir rigorosamente o prazo. Sendo assim, as demandas pendentes de meses anteriores estão em análise dos setores competentes.

Para acessar o relatório de atendimentos da LAI (Lei de Acesso à Informação) de dezembro, basta clicar neste link.

O Portal da Câmara faz mensalmente a divulgação dos relatórios da Ouvidoria. Acompanhe os conteúdos para ficar por dentro do que acontece na Câmara Municipal de São Paulo.

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