Em Sessão Plenária, vereadores apoiam Outubro Rosa e alertam mulheres sobre riscos do câncer de mama

Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Sessão Plenária desta quinta-feira (6/10)

MARCO CALEJO
HOME OFFICE

Neste mês é comemorado o Outubro Rosa, campanha para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama. Em apoio ao movimento, que ganhou força mundial a partir da década de 90, vereadores reforçaram a causa durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (6/10). O trabalho de hoje foi conduzido pela 1ª vice-presidente da Câmara, a vereadora Rute Costa (PSDB).

Vestido com uma camisa rosa em homenagem ao período que celebra a data, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) chamou a atenção para a campanha. “Vamos neste momento convidar todas as mulheres, mais do que isso, pedir para que elas olhem com cuidado as suas mamas para que não sejam vítimas de um câncer”.

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), reiterou as palavras de Eli Corrêa. “As mulheres devem realmente se cuidar. A mulher tem que ter todo o cuidado do mundo, muito cuidado”.

Também sobre o Outubro Rosa, o vereador Daniel Annenberg (sem partido) defendeu a causa. “Para que as mulheres possam se cuidar e com isso fazer os exames de câncer de mama, que é um dos cânceres que mais acontecem com as mulheres. Portanto, mulheres, é o momento de fato de todas fazerem esse exame para que possamos detectar precocemente e com isso evitar maiores consequências”.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo. Em 2020, foram previstos 2,3 milhões de novos casos, representando aproximadamente 24,5% de todas as doenças cancerígenas diagnosticadas nas mulheres.

No Brasil, segundo ainda o Inca, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. As maiores taxas de incidência e de mortalidade são registradas nas regiões Sul e Sudeste. Aqui no país, para 2021, foram estimados 66.280 novos casos da doença. O número representa cerca de 61,61 diagnósticos a cada 100 mil mulheres.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia, exame para detectar o câncer de mama, seja realizada anualmente em mulheres a partir dos 40 anos de idade. De acordo com a entidade, o diagnóstico precoce e o tratamento na fase inicial da doença reduzem a mortalidade em até 30%. Além disso, também podem diminuir os riscos de sequelas e de retirada da mama.

Próxima sessão

A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (11/10) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Veja e reveja no vídeo abaixo a Sessão Plenária desta quinta-feira.

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também