Encontro discute mudanças para fortalecer o empreendedorismo

O vereador Floriano Pesaro (PSDB) abriu o encontro da Frente Parlamentar em Defesa do Micro Empreendedor Individual, realizado nesta sexta-feira na Câmara Municipal, afirmando que o empreendedorismo está no DNA de São Paulo. A importância dos pequenos e médios empresários na economia do município foi corroborada pelos participantes da reunião, que também reforçaram a necessidade de mudanças para aumentar a formalização e diminuir falências no setor.

Embora o quadro de São Paulo seja melhor do que no resto do país, a cada 100 empresas abertas no Estado, 22 não completam dois anos de existência, e para cada uma que está regularizada, duas permanecem na informalidade.

Os entraves à formalização das empresas são diversos. Por um lado, falta ao empreendedor o conhecimento das vantagens de um negócio regularizado, como apontou o presidente do Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), Bruno Caetano. Ser formal, além de ser exemplo de cidadania, é lucrativo, pois leva à melhora do controle financeiro, disse.

Além disso, os participantes do encontro nesta sexta-feira criticaram a burocracia excessiva.  Segundo Carlos Leony, Coordenador de Empreendedorismo e Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Governo de São Paulo, o tempo de licenciamento é o maior gargalo que o setor apresenta atualmente. Para resolver isso, ele propôs um sistema integrado entre município, Estado e União para agilizar a documentação. O mesmo poderia ser feito, conforme apontou, para facilitar o pagamento de impostos pelos empreendedores.

Quanto à redução da carga tributária, Leony afirmou que é preciso ter cuidado. Ela precisa ser revista, mas o fato é que precisamos de mecanismos que protejam o pequeno e micro empresário do grande contratante, que se aproveita dos impostos menores, argumentou. Bruno Caetano ressaltou que, embora o país tenha um nível de empreendedorismo comparável aos Estados Unidos e China, a burocracia e a quantidade de tributos estão em níveis muito piores do que nesses países.

José Américo (PT), vereador e membro da Frente Parlamentar que organizou o encontro, falou em favor dos empreendedores individuais, afirmando que eles são responsáveis por grande parte da inovação tecnológica que temos na cidade. Segundo ele, a Tecnologia da Informação é uma área que se desenvolveu muito na cidade com esse modelo de empreendimento.

(17/8/2012 – 12h52)

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também