Encontro discute saúde e violência contra mulheres

RenattodSousa/CMSP
MULHERES-REIS-2032013-Rtto__0239-72-ABRE

A saúde e o enfrentamento da violência contra a mulher foram temas debatidos em um encontro organizado pelo vereador Reis (PT) nesta quarta-feira na Câmara Municipal de São Paulo.

Durante o evento, o parlamentar apresentou um projeto de lei de sua autoria que institui o Programa de prevenção ao Câncer de Ovário. Vários casos dessa doença podem ser detectados com exames de sangue e nós apresentamos esse projeto para que os órgãos públicos municipais deem uma atenção a mais para essa questão. Aproveitamos esse evento porque estamos constituindo um coletivo de mulheres do mandato, afirmou Reis.

O parlamentar ainda explicou que o objetivo do encontro é proporcionar alguns momentos em que a mulher possa refletir sobre as grandes conquistas femininas e feministas, e sobre o que ainda há para conquistar para uma sociedade igualitária e plena de direitos para as mulheres e homens.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Juliana Borges, também falou sobre as primeiras ações da recém-criada pasta.  O nosso objetivo é criar políticas públicas, com o apoio da Câmara Municipal, para auxiliar as mulheres. Os dois principais temas que já estamos discutindo é o estupro, que aumentou no ano passado, e também a violência doméstica. Além disso, queremos preparar essas mulheres para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes, adiantou.

Os participantes também assistiram ao show da cantora Cida Lobo, que realizou um espetáculo com músicas de temática feminina, como Cor de Rosa Choque, da Rita Lee, e Sexo Frágil, de Erasmo Carlos. É um evento especial e fiz questão de escolher músicas que mostram a importância da mulher, disse a cantora. A atriz Elisa Lucinda — Norma da novela Lado a Lado, da Rede Globo — leu o poema A Lua que menstrua, de sua autoria.

(20/03/2013 20h56)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também