Escola de governo deve se unir à universidade, diz conselheiro

O presidente da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Eurípedes Sales, disse nesta sexta-feira que as escolas de governo devem buscar convênios com instituições de ensino superior para oferecer cursos de graduação e pós que formem quadros qualificados para o serviço público.

Sales foi um dos palestrantes do seminário Perspectivas e Desafios da Gestão Pública, realizado nesta sexta-feira (4) na Câmara Municipal. Ele participou da mesa Escolas de Governo e Formação em Gestão Pública: Experiências, que discutiu os rumos da educação direcionada aos servidores públicos.

Em sua apresentação, o conselheiro disse que a principal razão para que as universidades não possuam cursos do tipo é a baixa demanda, mas que isso poderia ser alterado com leis que dessem vantagens em concursos públicos aos candidatos que tenham frequentado cursos sobre administração pública.

Nós esperamos, num momento a médio prazo, mais ou menos, que tenhamos algumas leis que possam criar uma demanda para que as universidades brasileiras possam formar servidores públicos, afirmou. Nós queremos que esse colaborador da administração pública seja profissional, tenha formação comprovada para exercer um cargo público.

O diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal, Roberto Lamari, concorda com a importância de parcerias, mas acredita que as escolas de governo têm uma missão específica: enquanto o papel da universidade é a busca do saber, elas também tentam causar uma alteração na forma de agir dos servidores, uma alteração comportamental.

Ele ainda fez uma avaliação dos resultados atingidos pela Escola do Parlamento, em funcionamento desde 2011, destacando o grande número de eventos e as parcerias firmadas. Um desses convênios, com o Centro Paula Souza, resultou na criação do curso de técnico legislativo, o primeiro do Brasil voltado à formação de servidores do poder legislativo.

Também participaram da mesa o diretor da Escola de Formação do Servidor Público Municipal, Wilson Mendes, e o diretor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCM, Moacir Marques.

(4/5/2012 – 16h58)

 

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também