Escola do Parlamento conclui curso sobre orçamento público

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal encerrou nesta quarta-feira o curso que abordou, ao longo de dez aulas, as tendências contemporâneas na gestão do orçamento público.

O objetivo foi fornecer aos participantes um entendimento geral de como o sistema orçamentário brasileiro funciona, incluindo as fases de formulação, aprovação, execução e auditoria.

Na aula desta quarta, que tratou do tema “Visão sobre o controle do orçamento pelo Poder Legislativo no mundo”, o professor Carlos Alexandre Nascimento abordou a relação entre Legislativo e Executivo no processo de aprovação do orçamento.

Ele mencionou o “poder” das emendas parlamentares e disse que elas podem ser vistas como um importante termômetro para indicar se o Legislativo é forte ou fraco perante o Executivo. “Se o orçamento é mais próximo da vontade do Legislativo, isso mostra que esse segundo poder tem mais força nessa relação”, comentou.

“Fizemos uma discussão bem ampliada ao longo dessas dez aulas. Os alunos puderam ter uma visão ampla do processo, e hoje concluímos com chave de ouro esse curso, que teve participação intensa”, finalizou Nascimento.

{youtube}51L8MmNEJ0c&rel=0|560|315|{/youtube}

(4/12/2012 – 21h30)




 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também