Escola do Parlamento inicia formação sobre gestão educacional

JOTA ABREU
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Teve início nesta semana o curso “Gestão democrática da escola pública de Educação Básica em tempos de pandemia”, voltado para servidores municipais e aberto a toda a população. A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está oferecendo cursos à distância para a qualificação dos profissionais de ensino do município. Os servidores podem se inscrever para os cursos e garantir certificado, e a população em geral pode acompanhar todas as edições de webinar através da página da Escola do Parlamento no Facebook.

São dez encontros virtuais e o primeiro foi nesta terça-feira (9/06), com o tema “O princípio da Gestão Democrática da Escola Pública de Educação Básica em tempos de Pandemia”, tratado pelos professores Dr. Alexsandro Santos e Ms. Minea Fratelli. A programação dos próximos temas e palestrantes consta ao final desta matéria.

É inegável que a escola de Educação Básica no Brasil tem, nesse momento histórico, um grande desafio. Em tempos de pandemia e da necessidade de isolamento social, educadores e educandos vivenciam experiências que impactam substancialmente os processos de ensino e de aprendizagem.

Segundo a descrição do curso, com a incerteza sobre o tempo que vai levar para crianças e adolescentes voltem à escola, os educadores têm uma grande responsabilidade porque sobre eles recaem o dever de criação e gerenciamento de estratégias que possibilitarão aos alunos manter uma rotina de estudos, mesmo que seja à distância. E com isso, surge a reflexão sobre novas formas de gestão desse processo.

O curso pretende identificar os elementos estruturantes fundamentais do Projeto Político Pedagógico numa perspectiva participativa e democrática em tempos de pandemia e tem como público alvo os gestores educacionais. Os encontros ocorrem sempre das 10h às 12h.

Programação dos próximos encontros:

16/06

O Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica: Elementos Estruturantes para sua elaboração numa perspectiva participativa e democrática em tempos de Pandemia

Profa. Dra. Silvia Carvalho

Prof. Ms. Eliseu Muniz

 

18/06

O Projeto Político Pedagógico da Escola e sua construção compartilhada em redes constituídas à distância: Sentido e Relevância

Profa. Dra. Iracema dos Santos Nascimento (a confirmar)

Eliane Pinheiro Fernandes

 

23/06

Gestão Democrática da Escola e possibilidades de interação comunitária à distância

Prof. Dra. Ângela Antunes

Prof. Dr. Alexsandro Santos

 

25/05

Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político-Pedagógico de Instituições de Educação Infantil e a Pandemia Covid-19 – I

Diretora Marcia Dias da Silva – CEI Jd. Gouveia – DRE Guaianazes

Diretora Rosamaria Cristina Silvestre – EMEI Origenes Lessa – DRE Ipiranga

 

30/06

Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político-Pedagógico de Instituições de Educação Infantil e a Pandemia Covid-19 – II

Tiago Melo – CEI

Fátima Bonifácio – EMEI

 

02/07

Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Ensino Fundamental e Médio e a Pandemia Covid-19 I

Diretora Jeanine Bonazzi – EMEF Coelho Netto

Bruno Lippi

 

07/07

Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Ensino Fundamental e Médio e a Pandemia Covid-19 – II

Diretora Ciça Carlini – Diretora da EMEF José Silveira

Diretor Anderson – EMEFEM Derville Alegretti

 

14/07

Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Educação de Jovens e Adultos e a Pandemia Covid-19 – I

Milena Micossi

Sueli – EMEF Céu Vila Atlântica

 

16/07

Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Educação de Jovens e Adultos e a Pandemia Covid-19 – II

Franciele Busico – Cieja Perus

Diego Duarte – Cieja Campo Limpo

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