Estudantes apresentam projetos na edição 2022 do Parlamento Jovem – Ensino Fundamental

André Bueno | REDE CÂMARA SP

CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

Nesta sexta-feira (11/11), uma Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo abriu os trabalhos da edição 2022 do Parlamento Jovem – Ensino Fundamental. Criado no Legislativo paulistano pela Resolução nº 10, de 21 de agosto de 2001, o Parlamento Jovem tem como principal objetivo oferecer aos jovens do município uma lição de cidadania e democracia, com o exercício, por um dia, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo municipal.

A abertura dos trabalhos, que aconteceu nesta manhã, ficou a cargo da estudante Giulia Freitas Limas, participante do Parlamento Jovem de 2019, que fez uma reflexão sobre o que é fazer política. “Identificar problemas comuns em seus bairros ou até em suas vivências é uma forma de fazer política. Entender o vereador que você está votando e os projetos que ele defende é fazer política. A política faz parte da nossa vida. O zelar pela nossa nação faz parte de quem somos”.

Este ano, estiveram presentes 54 jovens vereadores que apresentaram, nesta sexta-feira (11/11), seus projetos e tiveram a oportunidade de vivenciar por um dia o funcionamento do Poder Legislativo. Mas, antes de apresentarem suas propostas os vereadores tiveram que eleger a Mesa Diretora, que foi composta pela chapa vermelha e tem como presidente Beatriz de Oliveira Lucchesi, 1º vice-presidente Davi Morais, 2º vice-presidente Kamila Victorya, 1º secretário Letícia Abreu e 2º secretário Raquel Pereira.

Presidindo a sessão, o vereador Celso Giannazi (PSOL), membro da comissão executiva do Parlamento Jovem, parabenizou a Câmara Municipal de São Paulo pela realização do projeto que aproxima os jovens do Legislativo paulistano. “É muito importante essa aproximação e inserção dos jovens no contexto político da cidade de São Paulo. Amanhã esses meninos e meninas poderão ser os vereadores que estarão decidindo a vida das pessoas na capital paulista”, ressaltou o vereador, que ainda elogiou os projetos apresentados pelos jovens vereadores.

Um dos projetos é o da estudante Linda Souza Cavalheiro, que propõe a criação de um estágio para idosos. Na justificativa, a estudante argumenta que muitos idosos após a aposentadoria se sentem exclusos da sociedade, por isso a jovem propõe a inserção desse público no mercado de trabalho no setor de atendimento ao público. “A ideia é oferecer trabalhos que não necessitem de força física e por isso foi pensado no atendimento ao público. Ao atender outras pessoas o idoso irá dar um auxílio e também o idoso que estará socializando”, explicou a jovem que vislumbra no futuro seguir a carreira política.

Outro projeto apresentado é de autoria da vereadora jovem Ana Luiza Barbieri Schmidt, que dispõe sobre a concessão de redução do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) a estabelecimentos que doem alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco social.

“Meu projeto tem como objetivo beneficiar dois importantes setores da sociedade – as empresas com redução de impostos e às pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade alimentar”, argumentou a jovem vereadora Ana Luiza. Ela ainda lembrou em seu discurso de trechos do livro Quarto de Despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, onde a autora relata como é conviver com a fome.

Para o professor de história e sociologia, da Escola Estadual de Ensino Integral Professor José Geral de Lima, Márcio Inácio, é importante levar consciência política dentro do ambiente escolar. “Hoje o jovem pode até não gostar de política, mas a política vai reger a sua vida, por isso todos devem ter noção sobre o tema”, frisou.

A edição 2022 se encerra na parte da tarde com a votação em Plenário dos projetos apresentados.

Acompanhe aqui a sessão, na íntegra:

 

 

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