Estudo sobre tarifa zero nos ônibus da capital será tema de audiência na Câmara no dia 14

DA REDAÇÃO

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo realiza na quarta-feira (14/12), a partir das 11h, uma Audiência Pública para tratar sobre o estudo de viabilidade jurídica e financeira solicitado à SPTrans (São Paulo Transporte S/A) pela Prefeitura para implementação da gratuidade de tarifa no transporte público do município.

A convocação do debate atende requerimento dos vereadores Antonio Donato (PT) e Silvia da Bancada Feminista (PSOL), que convidam para atualizações sobre o tema e as propostas trabalhadas o diretor-presidente da SPTrans, Levi dos Santos Oliveira.

Sobre a tarifa zero

De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o objetivo do estudo, solicitado em novembro, é “fazer com que o transporte coletivo seja mais utilizado e utilizar menos o transporte individual”. O principal desafio, ainda segundo Nunes, é encontrar formas para financiar o sistema dos ônibus, que custa aos cofres públicos R$ 10 bilhões por ano.

Participação e transmissão

Interessados no tema podem participar da audiência presencialmente, virtualmente ou enviar manifestações por meio do formulário disponível neste link. O debate será transmitido ao vivo pelo Portal da Câmara por meio do link do Salão Nobre, disponível em Auditórios Online, e pelas redes sociais do Legislativo paulistano, como o canal Câmara São Paulo no YouTube.

Importante lembrar que o uso de máscara, como medida de prevenção contra a Covid-19, voltou a ser obrigatório nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo desde o dia 21 de novembro.

 

Serviço:
Audiência Pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente
Tema: Estudo sobre implementação da tarifa zero no transporte municipal
Data: 14/12
Horário: 11h
Transmissão: Salão Nobre e redes sociais da CMSP
Informações: urb@saopaulo.sp.leg.br

3 Contribuições

Cícero Márcio de Carvalho

Já deveria ser gratuito há muito tempo ,já existe lei que dar direito a gratuidade ,ao transporte público ,já existe impostos que cobre todas as despesas do transporte público.

Responder
Jean

Tarifa zero nós ônibus, seria algo formidável. Mas por outro lado iria gerar um grande número de desempregados, pois como ficaria a questão dos cobradores de ônibus, estes que somam não sei quantos mil. O que seria feito em relação a isso ?

Responder
Rodrigo Silva

Excelente iniciativa, só o fluxo de pessoas se deslocando pela cidade, iria dar um boom muito grande na economia, tudo iria voltar a se movimentar, não vejo uma família ou crianças andando de ônibus, as famílias estão trancadas, pois não tem condições para se deslocar, pessoas não podem sair de casa pois não tem dinheiro para verba de ônibus. Na década de 90 quando começou a encarecer as crianças pediam para pular a catraca, hoje em dia, as pessoas perderam até a esperança de uma carona. Eu mesmo abandonei a cidade devido aos altos custos para tudo!

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também