Estudo sobre viabilidade de tarifa zero nos ônibus da capital pode entrar na pauta de discussão da Câmara

MARCO CALEJO
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Após ser tema na Câmara Municipal de São Paulo, no início desta semana, a tarifa dos ônibus na capital paulista voltou à pauta da Casa nesta sexta-feira (11/11). O Parlamento paulistano pode iniciar nos próximos meses a discussão sobre a viabilidade de a Prefeitura tornar o transporte público gratuito na cidade.

De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a administração municipal solicitou à SPTrans um estudo jurídico e financeiro para avaliar a possibilidade da tarifa zero na cidade. Nunes explicou que o objetivo é “fazer com que o transporte coletivo seja mais utilizado e utilizar menos o transporte individual”.

Segundo ainda o prefeito, o principal desafio é encontrar formas para financiar o sistema dos ônibus, que custa aos cofres públicos R$ 10 bilhões por ano. “Desses R$ 10 bi, a gente arrecada em torno R$ 6 bilhões e a Prefeitura complementa com R$ 4 bilhões, mantendo essa tarifa de R$ 4,40”.

Ricardo Nunes descarta utilizar os aproximadamente R$ 32 bilhões que a gestão do município tem em caixa, já que a maior parte deste recurso está empenhada ou vinculada a outras áreas da cidade. Para Nunes, uma das alternativas estudadas é usar o valor que os empregadores pagam aos funcionários para o transporte.

Nunes destacou ainda que o estudo “é complexo, são 13 mil ônibus na cidade de São Paulo. Custa mais de R$ 10 bilhões todo o sistema. Tem que ser muito pensado e elaborado. Com certeza, não tem como até o final do ano concluir esse estudo de uma forma eficiente”.

65 Contribuições

Arménio Gomes Pinto

Não concordo com a gratuidade, a não ser nos casos já comtemplados. Uma alternativa para reduzir a verba que a prefeitura cede às empresas, seria vender espaço publicitário nos ônibus, tanto interna quanto externamente. Além disso, deve ser efetuado imediatamente um programa de eletrificação de toda a frota da grande São Paulo, a qual poderia estar completa em cerca de 15 anos. Estas medidas reduziriam substancialmente os custos das empresas

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Altair Silva de Almeida

Não entendi…
Bloquearam o bilhete especial de idoso, 60/64 anos, que é uma minoria insignificante.
O que significa exatamente, essa proposta. Fica muito confuso…

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Benedito

Quero distância de comerciais porque o metrô já tá lotado. Zerem logo a tarifa ou coloquem valor cheio de 10,00 descontados na folha do trabalhador a partir de janeiro de 2023. Que tal parar de dar bilhões pra essas empresas de ônibus que já lucram muito levando o povo igual gado, todo apertado e sem condições pra um ser humano ao menos respirar nesses ônibus de tão lotado. Tem que multar essas empresas com ônibus precários, motoristas que dão carona e isso aí tá cheio. Precisa que se faça um pente fino e as empresas de ônibus precisam pagar mais tributos já que reduzem os ônibus no horário de pico e SIM é propositadamente.

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José Antônio

NÃO CONCORDO POIS MILAGRES NÃO EXISTE. QUEM TENTOU VIABILIZAR ESSA IDÉIA FOI A PREFEITA ERUDINA MAS TERIA QUE OS MUNÍCIPES PAGAREM DE OUTRA FORMA . CRIANDO UM NOVO IMPOSTO PARA TODOS UM POUQUINHO. O QUE NÃO DEU CERTO . POR ISSO NÃO CONCORDO COM A GRATUITA DE NESSE SERVIÇO. VEM DE ONDE O DINHEIRO PARA ISSO MAIS AUMENTO NO ICMS? COM CERTEZA !!!

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Martha Angelo Santo

Em vários lugares do mundo, o transporte público é gratuito. Num país com uma desigualdade social tão grande como o Brasil, seria uma excelente forma de proporcionar economia para os trabalhadores. Voto pelo transporte público gratuito.

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Rosa tieko

Ônibus já circulam lotados e com tarifa zero só Deus sabe o que pode acontecer. Seria melhor direcionar recursos para educação e saúde.

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guilherme

Os ônibus circulam lotados porque a prefeitura faz repasse da tarifa por numero de passageiro, entao pra empresa de onibus vale mais a pena lotar todo mundo. Se o repasse fosse por viagem, teriam mais onibus circulando ficariam menos lotados. Apoio o passe livre!

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Rosiris Meira

Eu vejo que a gratuidade da condução em São Paulo deveria ser para pessoas acima de 60 anos e deficientes e 1 acompanhante.

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Merice Andrade de Quadros

Demorou, transporte público gratuito é um direito social para garantir o direito de ir e vir

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Edson

Gratuidade acima de 60 anos e portadores de necessidades já está ótimo. Pra incentivar uso do transporte público, pedágios urbanos em pontos estratégicos ao invés de rodízio. Tudo que é de graça custa muito caro.

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Luan Borges

Está ótimo na sua visão.
O incentivo de uso de transporte publico deve ser para todos.
A emissão de carbono na atmosfera precisa ser reduzida o quanto antes…
Sou a favor do passe livre, porem não concordo com uma má implementação, presumo que precise de muito tempo de estudo para a conta não cair no bolso do trabalhador brasileiro.

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Edilson Reis

Boa iniciativa do Poder Público
Na gestão da Prefeita Luiza Erundina, o transporte público de passageiros foi municipalizado e instituída a remuneração pelo custo da operação. Por emenda constitucional da Deputada Luiza Erundina, ao transporte público de passageiros foi assegurado como direito social, a exemplo do que são saúde, educação e segurança pública. Vamos discutir novas fontes de financiamento, entre eles, o pedágio urbano já previsto no PDE – Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo e a revitalização do Vale Transporte.
O Conselho de Transporte e Mobilidade Urbana do Sindicato dos Engenheiros, se disponibiliza para contribuir com o debate na busca de fontes de recursos para financiamento dessa importante política pública que viabiliza todas às demandas públicas e processos na cidade.

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Cleide Furlan

Super concordo com a tarifa zero no transporte público de ônibus nos grandes municípios! É uma forma de incentivar as pessoas a deixar seus carros poluidores em casa!

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Merice Andrade de Quadros

É urgente tarifa zero transporte público gratuito para todas as pessoas que precisam e queiram, quem tem condições e não quer ande nos seus carros
Sou super a favor, aliais sempre defendi essa bandeira.

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Jô Miyagui

Erundina e depois o Movimento Passe Livre já defendiam a ideia. Ótimo para a democratização da mobilidade urbana e acesso da população aos equipamentos públicos de saúde, lazer, educação, trabalho, etc. Nas eleições percebemos o quanto a população precisa da “gratuidade” para se deslocar. Seria importante integração com metrô e trens. A conta deve ser pagar por empregadores, poder público, milionários e publicidade (interna e externa). Mas o modo de pagamento das empresas de transporte deve mudar. Ou, então, municipalizar os ônibus para reduzir custo com lucro dos empresários.

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Eliete

Eu acho que os nossos governantes não conseguiram nem manter a gratuidade dos idosos com secenta anos , imagina para todos os moradores da cidade de São Paulo,isso e uma piada.

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José Augusto Gonçalves de Almeida

Não sou a favor do projeto!
No lugar de tarifa zero, poderiam voltar a gratuidade para pessoas acima de 60 anos.
Além disso, poderiam aumentar o número de integrações do Bilhete Único; aumentar o número de ônibus nas linhas com mais demanda e diminuir os intervalos deles aos domingos. Chego a ficar mais de 40 minutos esperando ônibus nesses dias, não mais de uma vez.

A tarifa zero estimularia o vandalismo, a mendicância, tudo sem controle!

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Victoria Vieira Martins

O POBRE TENDO ACESSO AO ONIBUS? O POBRE QUER TUDO TAMBEM, MEU DEUS, ACESSO A TRANSPORTE, A COMIDA, A UMA VIDA DIGNA!
O MERCADO SURTA, VAI QUEBRAR! E O PRECONCEITO EXPLODE!

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Edith Maria da Silva

Se o prefeito conseguir aprovar de verdade essa proposta, tanto ele quanto os vereadores que aprovarem, serão lembrados para sempre, pelos beneficiados. Para a população será ótimo, e realmente muitos carros ficarão em casa.

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Pacato cidadão

“Para Nunes, uma das alternativas estudadas é usar o valor que os empregadores pagam aos funcionários para o transporte.” Interessante, eu imaginava que este valor já era usado para este fim…

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Rosana Tofanini da Silva

Como ficariam os cobradores – funcionários das empresas de ônibus? Simplesmente olho da rua? E se fosse pagamento opcional?

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Cristiano Nascimento

Aparejtimente é muito bom, mas questão é: caso seja aprovado o tarifa “zero” em quanto irá aumentar o IPTU e ISS , que são os impostos que mais impactam a população, pois nada é de graça,como demonstra o texto

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Maria Joana Ferreira Santiago

Muito boa está iniciativa do prefeito Ricardo Nunes, eu concordo pois sou idosa e estou pagando transporte, por ter apenas 64 anos e 5 meses , gostaria de já ser isentada desta tarifa , pois já pago transporte desde que comecei a trabalhar em 1977 45 anos, e também as pessoas idosas que usam seus carros devido ter que pagar transporte, iam contribuir com menos veículos nas ruas contribuindo com o meio ambiente.

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Ronilde costa

Eu acho que esses ônibus deveriam ser fiscalizados as catracas, tem catraca que o passe ainda tá na validade e eles cobram, outra viagem.

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Gregory Viana Pontes

É uma proposta interessante sobre transporte gratuito tem de ver a viabilidade caso não seja pelo menos reduzir as passagens.

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Eraldo Lima

Na minha há recursos suficientes pela prefeitura para arcar com todo custo do transporte, e por outro a população não iria zelar pela conservação dos ônibus.

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Adriana Ganda

Acho que a população já paga por meio de seus impostos o acesso ao transporte, sem que a cobrança de passagens se justifique. Importante passo para a modernização de SP.

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Arthur de Sousa Benites

Na minha opinião seria péssimo, pois perderia meu emprego e sabe lá Deus quando vou achar outro. Sou cobrador a 7 meses, sustento minha família com meu salário, o governo quer tirar .

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Ricardo Aguiar

Uma ótima iniciativa que irá beneficiar a maioria da população que não tem acesso a diversos serviços e locais da cidade, principalmente da periferia. O custo para manter o sistema de cobrança (bilhetes, catracas, cobradores) seria anulado, o que reduziria bastante o valor do preço do transporte.

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Viviane

Eu penso que o transporte deveria ser melhorado e ser mais barato, e dar isenção somente para quem realmente precisa, pessoas de baixa renda em situação de vulnerabilidade, estudantes, idosos e etc… Muita coisa precisa ser feita, e se o estado não tem verba pra melhorar o tranporte com a população pagando caro, se a gente deixar de pagar penso que pode ficar mais precario ainda.

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Merice Andrade de Quadros

É um direito social e constitucional pois garante o direito de ir e vir principalmente da população mais vulnerável e além de estimular muitas pessoas deixarem os carros em casa, seria um benefício enorme para o meio ambiente e melhora o trânsito.

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Rodrigo

Acredito que seria uma forma de estipular a população a utilizar mais o transporte público, poderia também destinar parte de um imposto específico para ajudar a custear este serviço que essencial.

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Andressa Silveira

Ótima iniciativa, esta medida é ótima para todos além de beneficiar uma parcela da população que sequer consegue ir à entrevistas de emprego por não ter como pagar a condução.

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Michel

Isso é um absurdo.
Parem de fazer politica e faça algo justo q é voltar a isenção dos idosos a partir dos 60 anos.

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Márcio da Silva Luiz

Sou totalmente de acordo com essa proposta, acredito que o fim da cobrança nos transportes da cidade a utilização dos veículos tedem a diminuir, parabéns aos envolvidos.

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Marco Antônio Vieira de Santana

Em primeiro lugar o transporte público é um dever do Estado e direito do cidadão e se a prefeitura tem meios de torná-lo gratuito , ela deve fazer garantindo a do qualidade serviço e a segurança para passageiros e trabalhadores , pois na teoria tudo é lindo , mas na prática eu acho que tornaria um local muito inseguro só com motorista .

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Adilson Rodrigues Martins

Além de estimular o uso mais democrático dos espaços da cidade, leva a redução do uso do carro e consequentemente na redução da poluição e do trânsito.
Um estudo realizado na cidade de Tallinn capital da Estônia, a primeira grande cidade do mundo com pouco mais de 400 mil habitantes a investir no transporte coletivo gratuito, apontou que nos primeiros 4 meses de implantação houve um aumento de 12,6% do uso do transporte público e redução de 9% do uso do carro. O transporte gratuito já é uma realidade viável em 86 cidades pelo mundo em 24 países. No Brasil, desde 2003 o transporte gratuito já é uma realidade viável em duas cidades, Maricá litoral do Rio, com 150 mil habitantes e Agudos, interior de São Paulo 40 mil habitantes.

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Emília Aparecida Santos

Nesse caso, de última alternativa, o empregador paga para os empregados trabalharem. E os que não trabalham e vive de vagabundagem e andam de ônibus? E os adolescentes estudantes? Crianças que vão de ônibus pra escola? Idosos?

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Roberto de Lima Nunes

Precisa melhorar a condição do transporte, pode-se estudar tarifas mais barata, mas acho que não deve zerar. Creio que as pessoas dão mais valor quando pagam por algo. Deixe a tarifa zero para quem realmente precisa.

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Maria Bolanos

Se o objetivo é estimular o transporte publico em vez de carros e motos particulares, precisa é melhorar o que já tem. Principalmente nos bairros periféricos diminuir o tempo de espera. Sou contra a “gratuidade” porque isso nâo existe. Alguém vai pagar essa conta. Melhor usar dinheiro publico pra tirar gente da rua. Gente acampada na Paulista! Pedintes na maioria dos semáforos. E assaltos em pontos de onibus o que nao motiva ninguem a usar transporte publico

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Wellington Santos

Acho justíssimo termos transporte público com zero tarifa para a população! No entanto, será necessário pensar numa forma de haver qualidade nos serviços prestados, que mesmo hoje com cobrança de tarifa é bem aquém do que deveria ser, principalmente na periferia, onde mais se necessita do transporte público. Havendo essa garantia de qualidade, não vejo motivos para não termos tarifa zero em SP. Certamente a qualidade de vida das pessoas aumentaria, muitas pessoas poderiam sair mais vezes em busca de empregos, poderia haver economia, inclusive, em transporte de jovens alunos, já que poderiam se locomover nos ônibus urbanos, não sendo mais necessário custear transporte para esta parcela de estudantes (mas deve ser mantido para crianças!), as empresas economizariam, as pessoas poderiam usar o dinheiro da passagem para outras compras, como alimentos, passeios, lazer e outros serviços. A fluidez do transito poderia ser melhorada, ja que muitas pessoas poderiam optar por irem de transporte público aos seus compromissos e com a diminuição de carros pelas ruas, a poluição também cairia. Enfim, há inúmeros benefícios, mas tenho dúvidas da capacidade da prefeitura em manter e/ou aumentar a qualidade do transporte na implantação da tarifa zero.

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Edgar Massaaki Egawa

É necessário que o estudo aponte qual o número necessário de ônibus para atender à demanda atual com pagamento de passagem e estimar a diferença caso seja implantada a gratuidade no transporte e a partir daí calcular o número total de ônibus necessários.
Além disso, devemos levar em consideração os outros modais de transporte: metrô e CPTM, os quais algumas das linhas estão em mãos da iniciativa privada. Temos que obter a parceria do Estado se quisermos que o transporte público dentro da cidade de São Paulo seja totalmente gratuito.
Outro ponto é descobrir de onde sairá o financiamento. Do ISS? Do IPTU? Do ICMS?
Como isso irá afetar o custo das mercadorias e serviços, além de onerar os proprietários de imóveis? Como isso pode influenciar na sonegação fiscal e aumento da dívida ativa?
Pode aumentar o desemprego? Li o comentário de um cobrador de ônibus preocupado com seu emprego
São, enfim, uma série de fatores a serem considerados. A alta do preço do barril de petróleo e da taxa do dólar já pressiona bastante os custos e consequentemente o subsídio do transporte público.
Uma ação, já sugerida aqui, é o retorno da gratuidade para os maiores de 60 anos e a inclusão dos estudantes.
Talvez a solução seja o aumento gradual do público alvo, à medida que outras medidas são tomadas, com a ampliação da frota, a adoção de fontes alternativas de energia, como a solar e a elétrica e outros mais que podem surgir.

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Caio

Acho muito bom esse projeto!! Mas eu deixava gratuito para Estudantes, idosos, pessoas com renda de até 1 salário mínimo! E a passagem no valor de R$2.00 reais já está bom

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Samantha Mester

Eu acho que se conseguir 2 reais o preço do ônibus ou bilhete único a 3 reais com até 4 conduções como sempre, mas o principal AUMENTAR A FROTA DE ÔNIBUS no sentido de fazer a população NÃO pegar de jeito nenhum ônibus em pé, esmagada e apertada indo para o trabalho ou estudo às 7h/7h30 até antes, por exemplo, com VÁRIAS unidades a mais da mesma linha, e muito mais empresas de ônibus por região, aumentando a OFERTA de linhas nas paralelas e não apenas nas principais, evitando o munícipe esperar até 30 ou 40 minutos uma única linha , fazendo várias opções para que cheguemos rápido e perto sem stress de chuva, sol, caminhadas intermináveis e esperas intermináveis já seria de ótimo tamanho.

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Denis N. Santos

Não faz sentido a proposta de zerar a tarifa do transporte público. Isso vai exigir que outros impostos sejam criados para compensar o aumento dessa despesa. As pessoas não valorizam o que é gratuito e vão destruir o transporte. Deveria ser cobrado o valor da tarifa por distância, assim as pessoas usariam mais o transporte, que teria maior rotatividade de passageiros. #TarifaZeroNao

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Mauricio

Não concordo com a gratuidade. Pensando la na frente. Esse valor vai pesar no bolso do Município. Vai diminuir a qualidade do serviço.

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Carlos Moura

Na minha opnião, deveria ser cobrado até o mesmo este valor de hoje,mas sem cobrar tarifa ao adentar no metro/trem e vice e versa e por “estar”integrado. Exigir das empresas de onibus para que melhorem a qualidade de suas frotas
e com numeros de onibus e piruas circulantes mais satisfatórios.
Sugiro novas criações de linhas de ônibus

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