Exposição aborda processo de urbanização no mundo

Raphael Rissato

O Palácio Anchieta recebe na próxima segunda-feira a exposição Jornada de Habitação (São Paulo Calling), mostra interativa que aborda o processo de urbanização de seis metrópoles: Nairobi, Moscou, Roma, Medellín e Bagdá, além da capital paulistana. O projeto encerra na sede do parlamento seis meses de itinerância na cidade.

A mostra compara a formação de assentamentos informais nas diferentes partes do mundo, buscando recontar grandes projetos, como explicou uma das organizadoras, Eliane Coelho, da Secretaria de Habitação. Os projetos têm coisas interessantes que podem enriquecer a experiência de São Paulo, completou a arquiteta.

Paralelamente à exposição, a Jornada de Habitação inclui palestras, debates e festas de rua, realçando a ligação entre os estudos em outras cidades e a vida dos paulistanos. Além do centro de São Paulo, que utiliza a Câmara Municipal como espaço central, o projeto já passou por São Francisco, Cantinho do Céu, Bamburral, Heliópolis e Paraisópolis. Embora ainda não tenham surgido resultados práticos, Eliane é otimista e acredita que em breve as pessoas vão se identificar com coisas interessantes que apareceram nas outras cidades.

Entre as semelhanças das cidades estudadas, a arquiteta destacou o Plano Integrado de Urbanização de Medellín, caso a ser observado com mais cuidado por São Paulo, uma vez que se assemelha à maneira com que o Plano Municipal de Habitação está organizado, em perímetros de ação integrada. Tentamos encontrar aspectos positivos que podem ser colocados nos nossos projetos, explicou.

(20/07/2012 10h)

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também