Fechamento do Minhocão aos sábados divide os moradores

AP CONJUNTA-COMISSOES  PERMANENTES DE FINANCAS E TRANSITO-28-05-2015 FRANCA-02223-300ABRE

Superintendente de Planejamento da CET-SP, Ronaldo Tonobohn, e o vereador José Police Neto (PSD), autor do PL que fecha o Minhocão aos sábados
Foto: Luiz França / CMSP


RAFAEL CARNEIRO DA CUNHA
DA REDAÇÃO

O elevado Costa e Silva, popularmente chamado de Minhocão, voltou a entrar na pauta de discussão na Câmara Municipal de São Paulo. Nesta quinta-feira (28/5) foi discutido o fechamento da via aos sábados, assim como ocorre durante os domingos, e o assunto dividiu os moradores do bairro de Santa Cecília, na região central da cidade.

David Lacerda reside há três anos no local e é favorável ao fechamento”. “Desde que me mudei para lá, eu vejo a transformação do espaço aos domingos e também à noite, e aquilo favorece muito o convívio social.”

Para Francisco Machado, presidente do movimento Desmonte Minhocão, o fechamento por mais um dia não resolverá e ainda pode prejudicar a saúde da população. “As pistas do elevado funcionam como tampas de panela. Os gases dos carros que trafegam no elevado se espalham pelo ar, mas os dos que circulam por baixo não. As pessoas inocentemente passando em cima vão respirar gás tóxico concentrado que vem vir de baixo.” Machado salientou que o que ele e as pessoas que participam de seu movimento reivindicam é a demolição total do elevado.

O elevado Costa e Silva é uma via expressa que possui 3,4 km de extensão e liga o centro da cidade à zona Oeste. Foi construído na década de 70 com o objetivo de melhorar o trânsito local. Em 1976, ele passou a ser interditado no período da noite e, em 1989, a sua interdição passou a ocorrer todos os dias, das 21h30 às 6h30. Hoje, o Minhocão também é fechado aos domingos.

Segundo a jornalista Renata Falzoni, criou-se em São Paulo uma ‘carro-dependência’ e essa é a principal questão mobilizadora de quem é contra o fechamento da via elevada para a circulação de pessoas. “O correto é a gente discutir nesse momento o fechamento aos sábados para questionar essa carro-dependência na cidade, e a partir daí, como se dará a ocupação cidadã daquele espaço”, afirmou Renata, depois de escutar reclamações de moradores em relação aos incômodos provocados pelos frequentadores dominicais.

O Superintendente de Planejamento da CET-SP, Ronaldo Tonobohn, defendeu que as discussões — sobre o fechamento aos sábados e a destinação final do Minhocão  — sejam separadas. “Há uma sobreposição de discussões. A de que o projeto de lei influencia algo maior, que é a destinação do Minhocão, o que não acontece necessariamente”, disse.

Proponente da audiência pública e autor do Projeto de Lei (PL 22/2015), aprovado em primeira votação e que prevê o fechamento do Elevado Costa e Silva aos sábados, o vereador Police Neto (PSD) se mostrou satisfeito com a discussão. “Está claro para a gente que a cidade caminha para isso. Caminha para enfrentar os seus grandes dilemas e um deles é a ‘carro-dependência’. O debate abre uma luz para a gente iniciar um processo de desativação do Minhocão.

3 Contribuições

Rubens Pires

Para apoio, sugestões e reclamações ao Vereador Police Neto no Projeto de Lei ( PL 22/2015 ).Fechamento parcial do minhocão.
Veja, desde o ex Prefeito Serra, que renunciou antes do término do mandato, assumindo o Sr. Kassab, que foi reeleito, sempre ouvi promessa da retirada deste monstro, construído contra ao que manda a LEI, distância de 7 metros das residências, e com utilização falsa para desenvolver o trânsito, só que devido ao afunilamento, (ele só aumenta o congestionamento),tanto no sentido bairro centro como, centro bairro.
1º) Como morador há 12 anos coligado ao minhocão, digo que somente o desmonte seria a melhor solução e irá atender ao que determina a LEI. Veja, ás normas de uso estão totalmente fora da realidade. Eu diria, será que alguém já parou para verificar o resultado dos horários. A Av. São João fica sem trânsito, em quanto em cima começa a auto velocidade e escapamentos abertos de motos e carros.( curioso é que o limite de velocidade era de 50 km e passaram para 60 km e não tem controle de velocidade) alem é claro de não dormir mais, bem como assistir TV somente com som auto. Vamos para todas ás sugestões:
1º ) Abrir ás 8hs, fechar ás 20 hs, fechar definitivamente a rampa de acesso da Praça Marechal Deodoro e da Sta. Cecília, abrir aos sábados até ás 13 hs, não abrir domingos, feriados, pontes de feriados e dia de eleição. Remanejar o trânsito caso necessário ou definitivo para Alameda Barros, rua das Palmeiras no sentido bairro centro que tem extensão iguais ao minhocão e para centro bairro, utiliza a rua Barra funda alem é claro da Av. São João.
Resumo isto daria uma grande área para os humanos, bicicletas, cachorros fazer caminhadas com um pouco mais de segurança visto que, após ás 22 hs já se torna pouca segurança. É claro vai melhorar também a saúde, reduzir o esgotamento nervoso, a fadiga auditiva, fadiga física e o pó existente.
O Sr. Francisco Machado presidente do movimento desmonte do minhocão talvez não consiga ver a retirada, porque não tenho ciência de Prefeito, administradores e provavelmente os Srs. Vereadores que eventualmente tenha coragem para isto, espero estar errado porque todos falam mais nada acontece. A jornalista Renata Falzoni e o Superintendente Sr.,Ronaldo Tonobohm e não tem conhecimento atualizado defedem discuções separadas, mais até que tudo se defina, deviam participar mais se atualizar e aprovar esta sugestão.
Ponto principal é necessário que seja controlado o uso deste local, porque já esta sendo usado para obtenção de lucros, com corridas, filmagem,e venda desordenada de tudo.

Responder
Fabio lopes

Como morador da região, pai de deficiente físico que tem necessidade de se deslocar entre zonas oeste e sul imploro por reverem essa decisão estupida de fechar o elevado.

Rogo por sua abertura 24 horas por dia de segunda a sexta.

Somente com a construção de um túnel embaixo de seu percurso é que se pode pensar em fechar a via que liga zona oeste a leste e sul.

Responder
Fabio lopes

Como morador da região, pai de deficiente físico que tem necessidade de se deslocar entre zonas oeste e sul imploro por reverem essa decisão estupida de fechar o elevado.

Rogo por sua abertura 24 horas por dia de segunda a domingo.

Somente com a construção de um túnel embaixo de seu percurso é que se pode pensar em fechar a via que liga zona oeste a leste e sul.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também