Fórum de Educação Infantil discute ações para a rede indireta

Luiz França/CMSP

DA REDAÇÃO
DANIEL MONTEIRO

A Câmara Municipal de São Paulo sediou na manhã desta segunda-feira (9/3), a primeira reunião de 2020 do FEI (Fórum de Educação Infantil), que reuniu representantes de entidades da rede indireta de educação conveniadas ao município.

O evento contou com a participação do secretário municipal de Educação, Bruno Caetano.

O Fórum de Educação Infantil das entidades conveniadas do município de São Paulo é realizado na Câmara Municipal, mensalmente, por organizações da sociedade civil parceiras da Secretaria Municipal de Educação, para tratar de assuntos de interesse comum.

Durante o fórum desta segunda-feira, o secretário listou algumas ações da pasta para o fortalecimento da educação do município.

Luiz França/CMSP

Bruno Caetano

De acordo com Caetano, desde 2017 foram investidos R$1 bilhão em ações para a primeira infância. Como consequência, a fila de espera para creches municipais caiu de 65 mil crianças, em 2017, para 9670 crianças em dezembro de 2019. “Sabemos que há muito a ser feito. Não é momento de comemorar, mas precisamos saber que os resultados estão aparecendo”, ressaltou o secretário.

Novos CEUs

Segundo Caetano, este ano 12 novos CEUs (Centros de Educação Unificados) com creches integradas serão incorporados à rede infantil do município. “A somatória desse esforço, junto à ampliação da rede direta e também da rede parceira, fará com que alcancemos um bom resultado: a universalização, que é zerar a fila para creches na cidade de São Paulo nos próximos anos”, destacou.

Um dos pleitos das entidades civis, de melhorias na relação com os supervisores designados pela secretaria de Educação, também foi debatida. “Na medida em que temos uma cidade tão grande como São Paulo, com 13 Diretorias de Ensino, um dos principais desafios é padronizar o relacionamento com as entidades, tornando os critérios de avaliação mais objetivos e transparentes. Nesse sentido, já atuamos com a publicação de novas portarias e regulamentações, que trouxeram mais estabilidade nesta relação. Sabemos que sempre é possível melhorar e temos uma agenda de trabalho grande neste semestre”, afirmou Caetano.

Para Rosa Maria Marinho Acerba, integrante da comissão executiva do fórum, o evento trouxe boas perspectivas para as entidades do setor. “Vínhamos esperando essa reunião, mas não esperávamos tantas novidades positivas no planejamento de mudanças da secretaria de Educação em algumas coisas que realmente são pertinentes às nossas dificuldades diárias. A volta do fórum com essa primeira reunião do ano foi excelente”, pontuou.

Luiz França/CMSP

Paulo Frange

Patrono do evento, o vereador Paulo Frange (PTB) comentou a importância do fórum. “O FEI nasceu em 2003 e, desde então, acompanha as ações da prefeitura na educação. E essa é a função do fórum: levantar problemas, levá-los à secretaria e buscar respostas, seja na forma de ofícios ou presencialmente, como hoje, com a presença do secretário Bruno Caetano”, disse o vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também