Fórum de Proteção Animal define ações na Câmara

Assessoria de Imprensa/Eliseu Gabriel

Fórum debateu as políticas públicas voltadas para os animais

EMANUEL BELMIRO
DA REDAÇÃO

Discutir políticas públicas voltadas para os animais, este é o principal objetivo do Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal, que se reuniu nesta segunda-feira (23/4) na Câmara Municipal de São Paulo. A reunião contou com a presença de representantes de ONG’s de defesa animal, veterinários, especialistas e cidadãos que atuam também na defesa dos bichos.

O vereador Eliseu Gabriel (PSB), autor da Resolução 3/2017 que criou o Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal da capital paulista, esteve presente na reunião e falou sobre os desafios que serão encarados este ano relacionados a este tema.

“Um dos eixos importantes da criação deste Fórum sempre foi e continuará sendo a educação, com respeito aos direitos animais. Então continuaremos oferecendo, este ano, cursos direcionados aos professores junto com a secretaria de educação. Criando animais com cuidado e respeito quem ganha é a própria sociedade”, afirmou o parlamentar.

Um dos convidados da reunião desta segunda-feira, foi o assessor parlamentar da Câmara de São Vicente, Cristiano Marques, que trouxe um pouco da experiência vivenciada no município do litoral paulista.

“Primeiro foi feito um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) envolvendo a castração e microchipagem destes animais, ao todo são realizadas mais de 600 castrações por mês no município de São Vicente. Este trabalho é feito em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses da cidade e é voltado para a população de baixa renda. Além disso, temos o trabalho de educação realizado nas escolas. Então são ações que vêm minimizando a proliferação de animais lá em São Vicente”, informou.

Ao final da reunião, a coordenadora do Fórum, Cristina Cabral, falou o que foi definido na reunião. “Primeiro discutimos a formatação do curso que iremos propor aos professores da rede pública de como trabalhar o direito dos animais com os seus alunos. Também falamos do pedido que a Fundação Zoológico fez as ONG’s ligadas a proteção animal de São Paulo, relatando a situação dos mais de 300 gatos de ruas que estão causando alguns problemas naquele espaço. Então faremos reuniões com outras entidades pra encontrar maneiras de solucionar esta situação do Zoológico. Claro, que sem causar danos a saúde e a vida destes gatos”, ressaltou a coordenadora.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também