Câmara celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Ericka Perestrelo

Sexta, 21 Março 2014 17:49


Câmara celebra Dia Internacional da Síndrome de Down by Web Radio Câmara SP

Foi comemorado nesta sexta – feira, dia 21 de março, na Câmara Municipal de São Paulo, o dia Internacional da Síndrome da Down.

A iniciativa da solenidade é do vereador Rubens Calvo PMDB).

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 300 mil pessoas com Síndrome de Down.

Na avaliação de especialistas e familiares, ao longo dos anos os desafios têm sido superados de forma positiva, como explica o presidente do Conselho Administrativo da APAE-SP, Felipe Clemente Santos.

Helenita Souza de Oliveira tem uma filha portadora da Síndrome de Down. Ela ressaltou que é importante que as mães também estejam bem orientadas.

Segundo especialistas os portadores da Síndrome de Down devem receber acompanhamento desde a infância e que a alfabetização deve ser como de qualquer pessoa. Além disso, sempre que possível devem fazer atividades que promovam o desenvolvimento motor e intelectual, como é o caso da Tamires Souza de Oliveira, de 24 anos.

Ana Beatriz Paiva, de 37 anos, lembrou que o apoio e compreensão dos amigos também é fundamental.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, destacou que a prefeitura está trabalhando para cada vez mais promover a inclusão das pessoas com Síndrome de Down.

Na Câmara Municipal, os vereadores também estão engajados nesta causa. Edir Sales (PSD) apresentou o projeto de lei 126/2013 que institui programa de conscientização e orientação para Síndrome de Down

O vereador Floriano Pesaro (PSDB) também trabalha em favor da inclusão da pessoas com Síndrome de Down. Além disso, desde 2009, faz parte do seu gabinete, uma funcionária portadora desta condição.

A sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down foi realizada no Plenário 1º de Maio da Câmara.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também