CET amplia fiscalização de proteção ao pedestre

Da redação

Segunda, 19 Setembro 2011 – 12:51


CET amplia Programa de Proteção do Pedestre – Ouça o boletim by radiowebcamarasp


A Companhia de Engenharia de Tráfego intensifica a partir desta segunda-feira a fiscalização do Programa de Proteção ao Pedestre em toda a cidade de São Paulo. Agora, os fiscais vão reforçar as ações contra motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante a travessia.

Cerca de 2,4 mil agentes de trânsito devem priorizar os centros comerciais de bairros e os corredores de ônibus, além da região central e da Avenida Paulista.

Um estudo da CET feito entre julho e agosto apontou o aumento de 10% para 25% na quantidade de motoristas que respeitam o pedestre nas travessias.

Com a fiscalização, também será ampliada a atuação dos orientadores de travessia nas faixas de pedestres. Serão 633 orientadores na rua e três equipes de mímicos no trabalho de conscientização nas principais vias de tráfego da cidade, estações de Metrô e corredores de ônibus.Até o final da próxima semana, outros 136 profissionais serão integrados ao grupo para trabalhar no período da tarde nos corredores de ônibus.

Os pedestres estão sendo orientados a estender a mão para iniciar a travessia e a utilizar a faixa. O desrespeito à preferência ao pedestre pode gerar multa gravíssima, com 7 pontos na carteira, no valor de R$ 191,53.

A CET informa que do segundo semestre de 2010 até o final de agosto de 2011 já foram pintadas e revitalizadas 11 mil faixas de pedestres na cidade.

Um levantamento realizado pela CET em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista que registraram atropelamentos em 2010 aponta redução de 61% nesse tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 10/ 8/2011 ante o mesmo período do ano passado.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também