Chuvas de Verão é tema de debate na Câmara

Ericka Perestrelo

Terça, 03 Dezembro 2013 12:09



Chuvas de Verão é tema de debate na Câmara by Web Radio Câmara SP

 

Todos os anos, entre os meses de novembro a março, os paulistanos enfrentam os alagamentos provocados pelas fortes chuvas desse período.

Para discutir e propor soluções para esse problema a Câmara Municipal recebeu o 32º Ciclo de Debate Município Saudável, com o tema “São Paulo – Cidade Impermeável: Vem aí as Chuvas de Verão!”.

Uma das questões debatidas foi a impermeabilização do solo, que de acordo com o professor mestre Afonso Virgillis, do curso de engenharia civil da Universidade Mackenzie, tem sido um problema muito grande.

Na palestra “Impermeabilização crescente do solo urbano x pavimentos drenantes alternativos”, o professor Afonso explicou que esse tipo de pavimento, feito com concreto ou asfalto poroso, visa resgatar a infiltração que a cidade perdeu com o passar do tempo.

Na palestra “Mudanças climáticas no plano local: já estamos assistindo efeitos em São Paulo”, o professor titular do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), Tércio Ambrizzi, mostrou que essa variação do clima impacta de forma muito intensa numa cidade do tamanho da capital paulista, provocando eventos extremos com períodos de seca, mas também de muita chuva.

Ele ressaltou que é preciso desenvolver os prédios verdes, energia mais limpa e implementar a educação ambiental nas escolas. Além disso, Tércio lembra que o mais importante é fazer um planejamento e monitorar e mapear as regiões de risco e retirar as pessoas mais vulneráveis desses locais.

Mario Thadeu, professor titular de Recursos Hídricos da Escola Politécnica da USP, falou sobre o sistema de drenagem do município.

De acordo com o professor, o crescimento desordenado da cidade impermeabilizou o solo. Isso faz com que a prefeitura tenha que realizar muitas obras estruturais de drenagem, como canalização e retenção com barragens e reservatórios, que segundo ele não são suficientes para eliminar as inundações de São Paulo.

O vereador Gilberto Natalini (PV) lembrou que a há anos a cidade sofre com os alagamentos. Ele destacou que o seminário é uma forma de adquirir mais conhecimento para propor medidas corretas de meio ambiente no Plano Diretor.

O Plano Diretor é uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil. O objetivo é estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos para os próximos 10 anos.

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também