CMSP homenageia Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Da redação

Sexta, 09 Dezembro 2011 – 19:13



Homenagem à Irmandade N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

A Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta sexta feira, sessão solene com entrega da Salva de Prata, em homenagem aos 300 anos da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo.

O evento foi uma iniciativa do vereador Jamil Murad (PCdoB).


Homenagem à Irmandade N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos – Ouça o ver. Jamil Murad (PC do B) by radiowebcamarasp

A irmandade foi criada para permitir que o povo negro, impedido de frequentar as mesmas igrejas dos brancos, pudesse ter locais para praticar sua religiosidade. O movimento passou a ser considerado um símbolo de resistência dos movimentos de consciência negra no Brasil.

O presidente da entidade, Jean Nascimento, destacou a importância do reconhecimento do Legislativo  Paulistano.



Homenagem à Irmandade N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos – Ouça o pres. Jean Nascimento by radiowebcamarasp

Em São Paulo, a primeira capela da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi construída em 1711 na Praça Antonio  Prado, antigo Largo do Rosário, por um grupo de católicos negros.

Em 1906, em razão de projeto de urbanização na área, o local foi demolido. A nova igreja foi construída  no Largo do Paissandu, onde permanece até hoje.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também