Dois bairros da zona norte da capital são homenageados em Sessão Solene

Margarete Rapussi


Dois bairros da zona norte da capital são homenageados em sessão solene by Web Radio Câmara SP

Durante sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira, na Câmara Municipal de São Paulo dois bairros situados na Zona Norte da capital foram homenageados. Jaçanã, com cem mil habitantes, está completando 143 anos de existência e o bairro do Tremembé, localizado ao pé da Serra da Cantareira, 123 anos. As homenagens são iniciativas do parlamentar Conte Lopes (PTB).

O Tremembé tem um forte vínculo de participação comunitária entre suas entidades, das quais vale destacar o Lions e o Rotary locais e a paróquia São Pedro, que costumam se integrar para realizar ações.

Abriga o Instituto Florestal, onde está o Horto Florestal, criado no final do século XIX por Albert Löfgren. A partir daí também se atinge um dos núcleos do Parque da Cantareira, reserva de Mata Atlântica que pertence à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Já o bairro do Jaçanã situa-se em uma região originária das rotas dos bandeirantes e era conhecida por Sítio Guapira, mas terminou por se chamar Jaçanã, nome de um pássaro de peito vermelho, que existia em grande número naquela região. O bairro concentra também importante e diversificado comércio. Tem o Hospital São Luiz Gonzaga com várias especialidades médicas e o Museu do Jaçanã, que guarda toda a história do bairro. O Jaçanã é um bairro tradicional, rico em histórias e conquistas, e que tem muitos problemas para serem enfrentados. O lugar ficou imortalizado na música Trem das Onze, de autoria de Adoniran Barbosa, gravada pelos Demônios da Garoa.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também