Especialista alerta que sistema de drenagem da cidade está chegando ao limite

Éricka Perestrelo

Terça, 27 Agosto 2013 12:26


Especialista alerta que sistema de drenagem da cidade está chegando ao limite by Web Radio Câmara SP

Alagamentos não são mais nenhuma novidade para os paulistanos que, todos os anos, entre os meses de novembro e março, enfrentam esse problema.

Isso porque a rede de drenagem paulistana funciona à moda antiga: o sistema coleta a água da chuva para conduzi-la, o quanto antes, aos bueiros. Agindo assim, acumulamos em média 485 pontos de alagamento em períodos mais chuvosos, além do transbordamento de rios e córregos.

O arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Pellegrino, acredita que a cidade está seguindo uma linha de tentar manter as águas sob controle, com os piscinões e canalização dos córregos, mas que esse método está chegando no limite de eficiência.

Para o especialista, São Paulo poderia revolucionar o que está sendo pensado, instalando sistemas nas áreas abertas da cidade.

Segundo ele, esses elementos, integrados a projetos paisagísticos, podem também valorizar as edificações do entorno, criando situações de lazer e recreação para a população e uma vantagem extra de utilizá-los como tratamento das primeiras chuvas.

Pellegrino lembrou ainda que para que isso seja possível é necessário um planejamento, de modo que esses dispositivos sejam previstos em novas edificações, loteamentos, novas avenidas abertas, permitindo uma eficiência maior da cidade no enfrentamento das chuvas. De acordo o professor, nesse caso, o ideal seria embutir todas essas ações nos Planos Regionais e no Plano Diretor Estratégico de São Paulo.

Uma Contribuição

Norberto Lirola Bento

Eu Norberto L Bento morador no bairro de Água Rasa informo que nas imediações das av. Salim farah maluf e av. Vereador Abel Ferreira numa extensão de mais ou menos 2000 mts ocorre grande ponto de alagamento causando grandes transtornos para o local bem como a paralisação de todo o trânsito junto às citadas avenidas. Acredito que este ponto de alagamento já é de conhecimento da subprefeitura da Mooca. E eu como morador da região sei que existe nesta extensão de alagamento pontos de área verde que poderiam ser construído piscinões que possivelmente viria amenizar e até mesmo solucionar tal alagamento. Portanto, eu como cidadão desta cidade gostaria de saber se existe algum projeto para este citado ponto de alagamento. E por outro lado deixo aqui minha sugestão e me disponho a mais informações já que moro na região a 50 anos.

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também