Moradores de Perus cobram mais acessibilidade e moradia

Margarete Rapussi / Jean Silva

Segunda, 16 Dezembro 2013 09:36



Moradores de Perus cobram mais acessibilidade e moradia by Web Radio Câmara SP

 

Em Audiência Pública realizada neste sábado (14/12) para debater o novo Plano Diretor Estratégico da cidade, a população da subprefeitura de Perus, zona noroeste, reivindicou a regularização de moradias além da dificuldade enfrentada com a locomoção para outras regiões da cidade de São Paulo. O encontro aconteceu no CEU – Centro de Educação Unificado – Anhanguera.

A representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), Nuria Pardilhos Vieira explicou que o Plano Diretor dá diretrizes para ações de educação, saúde, transporte.  Mas a população precisa participar de todos esses mecanismos. Ela disse que este PDE trouxe avanços em comparação ao anterior.

A subprefeita de Perus, Jackeline Morena de Oliveira Melo, explica que neste território há vários problemas com regularização fundiária. Sobre a questão da acessibilidade, existem vias muito estreitas e bairros ilhados. Ela pede ajuda de todos.

O vereador José Police Neto (PSD), que presidiu a Audiência Pública explica que o eixo noroeste tem carência de corredores coletivos para facilitar a acessibilidade da população local. Ele acredita que é imprescindível melhorar e respeitar as fronteiras da macro zona ambiental para que a economia seja ativada na região.

Morador há 54 anos de Perus, Cláudio Messias diz que enfrenta muitos problemas com a qualidade da saúde, transporte e acessibilidade. Mesmo assim, ele aposta no Plano Diretor para conseguir resolver parte dos problemas dos moradores do bairro.

Severino Ramos da Silva questiona as moradias irregulares em Perus, Morro Doce e Anhanguera. No entanto, ele se diz confiante que as reuniões do Plano Diretor Estratégico conseguirão reverter esta situação.

O relator do Plano Diretor Estratégico, Nabil Bonduki (PT), adverte dizendo que a cidade é muito desigual e que este será um dos pontos revistos no Plano. A questão da regularização fundiária é outro assunto importante que faz parte do texto do PDE. O parlamentar acredita que este trabalho irá gerar um resultado que se aproxime de assuntos que vem sendo debatidos exaustivamente em todas as reuniões do Plano Diretor Estratégico.

No hot site www.saopaulo.sp.leg.br/antigo/planodiretor é possível ver em tramitação o projeto do Plano Diretor Estratégico e contribuir com a formulação do texto, que deverá ser votado no início do próximo ano.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também