Natalini critica retirada de recursos da Saúde

Da redação

Quinta, 08 Dezembro 2011 – 15:02


Ver. Natalini (PV) critica a regulamentação da Emenda 29 – Ouça o boletim by radiowebcamarasp


O vereador Gilberto Natalini (PV), criticou hoje a regulamentação da chamada Emenda 29, que trata das verbas para a Saúde, aprovada pelo Senado nesta quarta-feira.

A proposta apoiada pelos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, que obrigava a União a destinar pelo menos 10% de seus recursos para a área, foi derrubada.

Os senadores decidiram manter o sistema atual, que determina um repasse mínimo para o setor de 12% da receita dos Estados e 15% dos municípios.

A União fica obrigada a investir o valor aplicado no ano anterior, corrigido pela variação do Produto Interno Bruto (PIB).

Gilberto Natalini, que presidiu na Câmara Municipal a Subcomissão para Acompanhamento da Aplicação dos Recursos Financeiros do Sistema Único de Saúde, afirmou que o setor perdeu a oportunidade de ter mais R$ 40 bilhões a cada ano:


Ver. Natalini (PV) critica a regulamentação da Emenda 29 – Ouça o vereador by radiowebcamarasp

Como ponto positivo da regulamentação, o parlamentar citou a fixação de normas para os gastos, impedindo manobras que incluem nos recursos da Saúde valores aplicados em outros segmentos, como o saneamento básico.

A Subcomissão encerrou os trabalhos nesta quinta-feira, mas Gilberto Natalini disse que a mobilização por mais recursos para a Saúde será retomada no ano que vem para cobrar os R$ 10 bilhões que o governo prometeu para recompor parte das perdas.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também