Virado à Paulista como bem imaterial de São Paulo

Ericka Perestrelo

Domingo, 25 Setembro 2011 – 08:12


Virado a Paulista Patrimônio Imaterial – Ouça o boletim by radiowebcamarasp

 

O Virado à Paulista, um dos pratos mais conhecidos da culinária da cidade de São Paulo e cuja história está ligada à colonização portuguesa no Brasil, pode ser registrado como patrimônio imaterial do município.

O pedido de registro foi feito pelo vereador Juscelino Gadelha (PSB).

No requerimento enviado ao presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP, Professor José Eduardo de Assis Lefreve, o parlamentar considerou o resultado da mesa redonda que discutiu “Patrimônio Imaterial na cidade de São Paulo” e a obra “Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista” como justificativas para o registro.

A mesa redonda  realizada no Parque do Trote, no início de setembro, contou com a presença de especialistas no assunto.

Juscelino Gadelha afirma que falar em mesa tradicional paulista sem falar no Virado à Paulista, seria uma incongruência e, por isso, decidiu fazer  o pedido do registro do prato, que tem muita história e é o mais digno representante da culinária paulistana.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também