Garçom e escritor, Osmar do Rei das Batidas recebe Título de Cidadão Paulistano

Richard Lourenço | REDE CÂMARA SP

ELYS MARINA
DA REDAÇÃO

A Câmara Municipal de São Paulo concedeu o Título de Cidadão Paulistano ao garçom e escritor Osmar Afrísio dos Santos, do tradicional bar “Rei das Batidas”. A Sessão Solene para entrega da honraria aconteceu nesta segunda-feira (25/9) e foi conduzida pela vereadora Luna Zarattini (PT).

Natural da cidade de Iepê, no interior de São Paulo, Osmar, de 62 anos, se tornou conhecido no cenário paulistano por seu talento com as letras. O ofício de garçom é exercido há 50 anos no famoso estabelecimento, que fica no Butantã, e é frequentado não só por quem aprecia as bebidas originais, mas pela atração especial: o garçom-escritor, que trabalha no local desde os 13 anos.

O convívio com professores e alunos da USP (Universidade de São Paulo), clientes do local de trabalho, trouxe o encantamento pelos livros, o incentivaram a cursar Pedagogia e a escrever livros e poesias, a partir das histórias observadas no dia a dia.

Coautora da honraria, a vereadora Luna falou sobre a importância do homenageado. “A história dele e do Rei das Batidas – que é um bar que fica no Butantã próximo a USP- fazem parte de uma história de intelectuais, artistas, que pensaram, que cantaram, que modificaram a cidade de São Paulo, que fizeram poesia.. Uma história que se confunde com a história da cidade. E por isso que a gente precisa homenagear”.

A iniciativa de concessão do título partiu do ex-vereador e agora deputado estadual Antonio Donato (PT-SP), que mencionou o papel e as qualidades de Osmar. “A cidade tem muitos personagens, e a gente pode dizer que o Osmar do Rei das Batidas é um deles. Virou um símbolo do estabelecimento. O espaço despertou nele essa vontade de escrever, de falar sobre sua história…Dar o título de cidadão a ele é iluminar um pouco o que é São Paulo”.

Após receber o título, com a presença de amigos e familiares, o novo cidadão paulistano declamou seu amor pela cidade. “São Paulo, eu canto porque você existe, e a minha vida se completa. Eu não sou um simples garçom. Eu sou Osmar, seu fã, amigo, amor e poeta”.

Veja a solenidade na íntegra no vídeo abaixo. O álbum de fotos pode ser conferido aqui:

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também