Gestão privada da ressocialização de usuários de drogas é proposta em projeto de lei

DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

Para impedir a degradação de áreas urbanas da cidade de São Paulo, o PL (Projeto de Lei) 97/2018 estabelece deveres ao município em relação à prevenção do uso de drogas, internação compulsória de usuários e proteção de suas famílias. De autoria do vereador Fernando Holiday (DEM), o projeto também autoriza o Executivo a contratar entidades privadas para implementar ações de recuperação e ressocialização.

Segundo Holiday, as operações de recuperação em espaços públicos, como na Cracolândia, tiveram o efeito negativo de dissipar usuários e traficantes, antes concentrados em um único local, para pequenos núcleos distribuídos pela cidade. O vereador aponta que, até o momento, o município se mostrou omisso em relação a esse novo problema. “É isto que este projeto tenta mudar, ao criar normas para responsabilidade municipal”, destaca o vereador.

O projeto determina que o Poder Executivo disponibilize, através do SUS (Sistema Único de Saúde), alternativas de tratamento para os usuários de drogas, bem como apoio às suas famílias, visando a “ressocialização, prevenção, combate ao consumo e diminuição de riscos sociais e criminais”.

Paralelamente, o PL, em tramitação na Câmara, estabelece que os órgãos municipais de segurança irão atuar com forças federais e estaduais, órgãos de saúde e entidades privadas, para a identificação e combate a narcotraficantes, a atividades relacionadas ao narcotráfico e a organizações criminosas. Ainda são propostas ações de revitalização de espaços urbanos e a possibilidade de medidas reparatórias.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Fernando Holiday (DEM). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos através do formulário Fale com o Vereador.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também