Gratuidade no transporte coletivo de ônibus para quem tem 60 anos ou mais é proposta em PL

IARA SILVA
HOME OFFICE

Atualmente em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, o PL (Projeto de Lei)  16/2021, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), isenta o pagamento de tarifa no transporte coletivo de ônibus na cidade de São Paulo para quem tem idade igual ou superior a 60 anos.

O assunto do PL ganhou repercussão no início do ano, quando o benefício de gratuidade no transporte público municipal e estadual passou a contemplar apenas quem tem acima de 65 anos de idade. Antes a gratuidade valia para idosos a partir de 60 anos.

No PL 16/2021, o autor defende que o acesso gratuito das pessoas idosas ao transporte público coletivo é uma forma de promover justiça social, já que a aposentadoria não sofre os mesmos reajustes de salários de profissionais da ativa. “A fase da aposentadoria é aquela em que o cidadão mais necessita de todos os recursos financeiros necessários, não apenas à sua subsistência no tocante à alimentação, mas, sobretudo pelo aumento das debilidades de saúde física inerentes ao avançar dos anos”, diz o parlamentar no documento.

Eliseu Gabriel relembra ainda que o transporte público é, para muitos, a única forma de locomoção para atividades cotidianas e de importância para qualidade de vida. “Há que se ressaltar que é dever do Estado, da família e da sociedade, promover o permanente amparo às pessoas idosas”, conclui o vereador.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação do vereador Eliseu Gabriel (PSB). No link você também poderá obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com o Vereador.

48 Contribuições

Jose Renilto de Sousa

Tenho mais de 60anos foco grato a todos os que nós ajudar porque etamos precisando muito
Obrigado

Responder
Adonias

Com 75 a senhor se aposenta,eu tenho 60 tbm sou vigilante dedempregado.mais com 75 anos e 15 de contribuição. Aposenta.

Responder
Lucio

O que não entendo e o prefeito assume o mandato do que morre e logo põe as mangas para fora a Constituição Federal, menciona que o idoso é a partir de 60 anos, e essa pessoas vem e põe uma lei quebrando o direito de ire vir do idoso em São Paulo. Como pode MPSP, passar isso sem ser visto. Acho que a CF, não vale nada mesmo???

Responder
ERIVALDO

É um absurdo retirar os direitos dos idosos acima de 60 anos , nos ajudem por favor temos este direito tenho 62 anos !

Responder
Aila Maria Lourenço de Campos

Boa noite!por favor que nos idoso,não sofra está humilhação,de ter nosso direitos,cancelado,do transporte público,peço que o Senhor reveja está situação,tenho 62anos,para mim,ajudava muito,não ter que pagar,por que faço tratamento, oncológico,muito grata.

Responder
Oseias José Queiroz

Tenho 62 anos me trato no Incor arteriosclerose e no instituto Central do hospital das clínicas vascular tomo vários remédios entre eles marivam e tenho que me deslocar mensalmente para exames no Incor tem dia que não não tenho como ir?

Responder
João Marcos de oliveira

Eu também preciso demais tenho 62 anos não sou aposentado nem estou trabalhando tenho que pagar agora ônibus metrô e trens o juiz já assinou a volta da gratuidade 60 anos mas ainda não está valendo ajuda nos aí governador aprova denovo

Responder
Valdir Paraiba Marques

Ao invés da prefeitura de São Paulo e o governo paulista aumentarem os benefícios para os idosos acima dos 60 anos, fazem ao contrário: corta os poucos benefícios que temos!!! Um absurdo o que fizeram com o corte da gratuidade para idosos maiores de 60 anos!!!
Quero saber o que os nossos ilustres vereadores estão fazendo para voltar a gratuidade?!?!

Responder
Ednir Cavion Florencio

Apoiado, pq a partir desta idade a renda diminui e começam os problemas de saúde, e ainda tiram um dos únicos benefício q temos.

Responder
Maria Do Carmo Nascimento Costa

Pelo que entendi e sério o idoso com 60 anos não tem mais direito a nada responde aí por favor

Responder
Francisco da Rocha Carneiro

Tenho 62 anos e me ajudava muito a gratuidade de passagens, ir ao médico , compras e outros.
Senhores vereadores lutem pela nossa classe pela a volta do benefício !

Responder
Nicolina Aparecida Mignella

Estou aguardando ansiosa a aprovação do projeto de lei sobre a gratuidade do transporte para pessoas acima de 60 anos.Todos nesta faixa etária estão precisando muito é uma fase da vida muito difícil com valores pequenos de aposentadoria para comprar remédios alimentos aluguel etc Existe alguma previsão quando entrará para votação?

Responder
ERICKSON SILVA KELLER

FAÇO PARTE DESSA IDADE E PEÇO A TODOS O EMPENHO PARA APROVAÇÃO E RETORNO DA GRATUIDADE AOS IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS.

Responder
ERIVALDO

Acho uma crueldade retirar a gratuidade de idosos com mais de 60 anos um direito que sempre foi dos idosos nos ajudem

Responder
Maria de nazare teixeira ramos

Bom dia tenho 61 anos, como faço para ter um cartão de ônibus de graça?

Responder
Guilherme

De acordo com a lei atual, basta aguardar seu aniversário de 65 e ir ao posto dar entrada na documentação para retirada de sua carteira do idoso que permitirá a isenção.

Elisabete Batista De Oliveira

É um absurdo, na fase que estamos passando, com pandemia, desemprego e ainda falta de remédio. E tiram o direito a gratuidade de 60 a 64 anos. É demais.

Responder
isaias jair nunes pereira

A gratuidade de tarifa no transporte de são Paulo e pra quem tem 60 anos a sima tá valendo já

Responder
IVETE NEVES DE SOUZA

Será que desta vez teremos os vereadores a nosso favor??? Pagar ônibus e metrô diariamente, tem sido crueldade com pessoas com idade entre 60 e 64 anos… muitos de nós, sequer estão aposentados… tem uma atividade informal… Não tem vale transporte e não tivemos nenhuma ajuda na pandemia, onde tudo foi restrito…. até às unidades do Bom Prato estão fechadas no final de semana… Será que pobre não pode se alimentar no fim de semana??? Nos ajude a restabelecer nossos direitos!!!

Responder
Carlos tadeu

Boa noite tenho 61 anos e o Srs não faz ideia o quanto eu preciso desta gratuidade no transporte faço acompanhamento médico e fico sem condições de ir em algumas consulta por falta de dinheiro de passagem fico muito grato ao Sr por este projeto já sabem quando vai ser a votação.

Responder
Luiz Francisco

Espero que o mais rápido possível seja aprovado a gratuidade do transporte para idoso acima de 60 anos. Esse benefício faz muito falta para umas pessoas que necessitam se locomover na cidade. Obrigado pelo projeto de lei. Espero que seja aprovado urgente.

Responder
LUIZ ANTONIO ignacio

Sou Pne não consegui o bilhete pois só tenho 62 anos e preciso trabalhar nos ajudem pelo amor de Deus.Luiz

Responder
JOSE LUIS DAS NEVES

Bom dia.
Esse Projeto de Lei é de suma importância aos idosos acima de 60 anos.
Parabéns aos Vereadores que votaram favorável em maioria absoluta.
Qual seria o motivo de ser mais uma vez adiado a votação do Projeto .

Responder
SHIUZI MOTOMIYA

A maioria das pessoas idosas entre 60 a 64 anos necessitam do transporte público municipal gratuito, pois a maioria não são aposentados e nem recebem nenhum benefício social. Principalmente para suas consultas e tratamentos médicos diários com o deslocamento de sua casa para os hospitais ou postos de saúde. A maioria não tem a importância de R$4,40 para pagar o ônibus municipal, metrô ou trem da CPTM para uma consulta ou exames médicos. É lamentável o que o governador do Estado e o prefeito de São Paulo fizeram com os idosos nesta faixa de idade. Necessitamos urgentemente da gratuidade de transporte público municipal. A Câmara Municipal de São Paulo ou a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo tem que aprovar um Projeto de Lei a favor de milhares de idosos carentes, marginalizados, oprimidos, pobres e de vulnerabilidade social.

Responder
Silvia Panseri

Parabéns ao Vereador Eliseu Gabriel, que quer ajudar os idosos de 60 anos a gratuidade no transporte, idosos que sempre pagaram seus impostos, e quando mais precisa é abandonado pelo Prefeito e Governador que só pensam em si mesmos, o povo irá sempre lembrar na maldade que fizeram com os idosos.

Responder
Luiz Barros

Fiz 60 anos em dezembro e em janeiro bloquearam meu cartao que chegaria pelo governo e prefeitura. e ajudaria muito. quem gangha pouco nao consegue pagar metro e onibus. estamos sendo discriminados.

Responder
Altair Silva de Almeida

Vamos pelo menos uma vez, neste ano deixar, deixar a política e a hipocrisia de lado , e apenas exercer a ‘Justiça’ de simplesmente devolver o que, de direito adquirido, é nosso (bilhete especial idoso acima de 60), e pronto…

Responder
Bernadete dos Santos Teramo

Porque nao seja doc cartao do inss p apresentar nos onibus p ter direito gratuidade….idoso acima de 60 anos….

Responder
Eder

Alguns idosos nem recebem aposentadoria e quando recebem alguma aposentadoria sera que da pra pagar quase 10 reais (ida e volta) ? A maior parte dos idosos gasta seu dinheiro nos remedios caros !
Eu tenho duas hernias de disco e um infarte, outro dia fui barrado no metro da Se, nao adiantou argumentar para o funcionario que estou tirando o bilhete especial para deficiente fisico (eu tava com o relatorios e a tomographia comigo)

Responder
Rose Darlene Ianella

O direito de isenção só deveria retroagir quando fosse em benéfico. Pessoas que já haviam adquirido o benefício jamais deveriam perdê-lo a não ser por mal uso do mesmo.

Responder
pascoinamachado@gmail.com

Já tivemos um longo tempo de contribuição com nosso país.trabalhando e pagando sempre os tributos . é nosso direito adiquerido pela lei federal federal.respeite o nosso direito

Responder
Rosa

Ja fui barrada na catraca do metrô de itaquera. Me disseram que a lei aumentou para 65 anos eu tenho 63 por isso não me deixaram passar ainda bem que eu tinha 5,00 reais comprei.eu precisava muito tinha que viajar não deixaram. Um absurdo..

Responder
Antônio Carlos de Jesus

Se depender dos aposentados o Doria jamais será presidente. Ele esqueceu que acabou com o passe livre dos aposentados maiores de 60 anos.

Responder
Terezinha Bispo dos Santos

Necessito urgente também da gratuidade do idoso tenho 60 anos problemas de saúde e o salário é pouco para arcar com aluguel luz água e condução

Responder
Terezinha Bispo dos Santos

Necessidade fundamental para todos idosos a partir dos 60 anos o direito da gratuidade nos transportes públicos e creio que milhares de vidas estão sofrendo com esta situação Ou se alimenta ou deixa de se tratar do câncer e outras doenças que muitas vezes a pessoa usa o transporte a semana inteira para hospital consultas exames enfim precisamos com urgência este direito por favor cada um que estão resolvendo esta situação pensa por nós a dificuldade que é pagar condução com tantas dificuldades que temos obrigada desde já

Responder
Maria das Dores Coelho

Estou aguardando anciosa a volta do bilhete gratis ,tenho 62 anose ajuda muito.,quero saber 60ano anos é idoso ou não, se é só acima de de 65? Tem contradição na lei.pata algumas coisas é idoso para outras não é idoso.

Responder
Renato laurentinodos santos

Gostaria de saber quando vai ser votado o projeto do retorno a gratuidade para os idosos com mais de 60 anos no transporte público de SP

Responder
JOSE CARLOS DO NASCIMENTO

Eu tenho 62 anos de idade,precisamos dessa gratuidade,seria de grande ajuda,nos ajuda.muito,senhores deputados,e vereadores,por favor votem.para a gratuidade do NOSSOS velhinhos…muito obrigado..

Responder
Genilda Sousa franco

Tinha o bilhete e foi cortado acho um absurdo pois um salário mínimo e muito pouco pra sobreviver especialmente comprar gás comida e médicacao.agua e luz queria o prefeito e o governador passa-se um mês com um salário

Responder
Ailton Vaz filho

Tenho 61 anos, o momento que mais senti orgulho de ser brasileiro ,foi quando adquiri o direito ao transporte gratuito ,e a maior vergonha quando nós foi tirado , sendo que esse direito não devia ser tirado ,quando já adquirido antes da nova lei .
Me faz pensar que a justiça não existe , por não pode ser tirado o direito de quem já havia adquirido , quem tirou sofrerá várias consseguencias porque o olho que tudo vê não dorme…
Tirar dos menos favorecidos…os idosos..
Agradeço por vocês desse partido lutar pelo nosso direito ..porque ,quem planta colhe obrigado!

Responder
Márcia Regina De Miglio Oliveira

Fiz em setembro ano passado 60 anos gostaria de saber se tenho direito de passagem gratuita em troleibus ônibus trem e metrô

Responder
Terezinha Santos

Quem está lutando por nós idosos para a volta da gratuidade do idoso aos 60 anos vamos agir somos dependentes e o que fizeram com a sociedade é uma grande justiça

Responder
Terezinha Santos

Injusto demais o que fizeram com os idosos retirando a gratuidade do bilhete aos 60 anos Ajuda é sempre bem vindo mas retirar o pouco que a sociedade brasileira tem aí já é ruim o povo está sofrendo padecendo e deixando consultas exames e até tratamentos sério por falta de condições para pagar condução ou paga condução ou se alimenta

Responder
Adelson Francisco de Oliveira

Tenho 62 anos de idade,, já tinham meu bilhete para usar no transporte na cidade de São Paulo,, porém,o prefeito Mário Covas e o governador João Doria,,eles exclui esse direito que nós de 60 anos tinham direito,,srs vereadores de são Paulo,,por favor ajudem os idosos de 60 ter esses benefícios que foram tirados de nós

Responder

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também