Guerra de Canudos influenciou nomes de ruas no centro de São Paulo

DA REDAÇÃO

A Guerra de Canudos de 1897 fez com que a Câmara Municipal de São Paulo alterasse o nome de seis ruas do Centro da capital paulista para homenagear militares e heróis da República da Espada.

As ruas Direita e São Bento são algumas das que tiveram mudança em seus nomes. A primeira passou a se chamar Marechal Floriano Peixoto e a outra Coronel Moreira César.

Em outubro do mesmo ano, a Câmara retomou o assunto sobre a Guerra de Canudos e decidiu que as ruas que tiveram seus nomes mudados voltassem ao original. Das seis alterações feitas pelos vereadores, apenas a General Carneiro e a Capitão Salomão se mantiveram.

A Guerra de Canudos aconteceu no sertão baiano entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um grupo liderado por Antônio Conselheiro em Canudos. Na época, surgiram boatos de que Conselheiro iria atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.

Os rumores fizeram com que o Exército fosse para Canudos. Foram três expedições militares e todas foram vencidas pelo grupo liderado por Conselheiro.

Para saber as ruas que mudaram de nomes e mais sobre a história de Canudos, acesse aqui o Centro de Memória da Câmara e leia a reportagem produzida pela revista Apartes.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também