Imigrante chinesa recebe título de cidadã paulistana na Câmara

André Bueno/CMSP

Zhao Yen Bing recebeu o Título de Cidadã Paulistana da vereadora Adriana Ramalho

DA REDAÇÃO

Zhao Yen Bing é brasileira naturalizada, mas a sua segunda nacionalidade transcende o registro no papel. Está também no coração, como costuma dizer.

Nascida em 1953, em Pequim, na China, a vinda para o Brasil se deu bem mais tarde. Ela já tinha 36 anos quando desembarcou por aqui. Mas assim que chegou, teve certeza de que a capital paulista definitivamente seria sua nova casa.

“Eu pisei aqui pela primeira vez em 1989 para visitar minha sogra. Naquela época eu já trabalhava na Faculdade de Pequim e minha intenção era apenas passear. Eu achava que aqui só tinha samba e futebol (risos). Só que encontrei um povo muito simpático e não quis mais ir embora. Desde então já se passaram mais de 29 anos”, contou Lúcia, nome que adotou para viver no país.

Em São Paulo ela começou a trabalhar ao lado de outros imigrantes na publicação e edição do’ Jornal Chinês Para a América do Sul’. Já na década de 1990, formou-se técnica em contabilidade. Começava ali o início de uma carreira longeva e bem sucedida.

Em 1999, Lúcia Zhao fundou o primeiro escritório jurídico contábil para imigrantes chineses, o “Alta Service Center Empresarial e Assessoria Contábil”. Ela também criou a Associação das Mulheres Chinesas do Brasil, entidade que ainda preside.

Além de ajudar os imigrantes chineses ao longo desses anos, também auxilia a comunidade brasileira por meio de trabalhos sociais. Entre os serviços prestados, destaque para eventos beneficentes e culturais voltados a crianças carentes, campanhas do agasalho e promoção de vários intercâmbios social e cultural entre Brasil e China.

A trajetória e atuação de Zhao na cidade motivou a Câmara Municipal a conceder a ela o Título de Cidadã Paulistana, entregue em Sessão Solene nesta sexta-feira (23/2), no Salão Nobre da Casa.

“Para mim é muita honra. É um dia muito importante da minha vida. Hoje a relação entre China e Brasil está crescendo muito. E eu quero continuar a trabalhar não só pelos chineses no Brasil, mas também pelos brasileiros que me acolheram tão bem”, agradeceu.

A iniciativa da homenagem partiu do gabinete da vereadora Adriana Ramalho (PSDB), com o apoio da vereadora Edir Sales (PSD).

“Essa homenagem é muito especial. A Lúcia Zhao viajou mais de 17 mil quilômetros, de Pequim a São Paulo, para agir com sensibilidade e amor no coração. Porque a Associação realiza projetos sociais que ajudam crianças carentes, famílias em dificuldade, moradores em situação de rua. Ela faz um trabalho belíssimo, que eu acompanho de perto. E essa homenagem também simboliza e fortalece a união entre os dois povos”, destacou Ramalho.

André Bueno/CMSP

Sun Bengyuan

O cônsul da República Popular da China em São Paulo, Sun Bengyuan, ressaltou a importância da Sessão Solene na Câmara. “Hoje essa cerimônia é um reconhecimento não só para ela [Lúcia Zhao], mas para toda a comunidade chinesa que vive em São Paulo. Hoje em dia China e Brasil são parceiros estratégicos e a comunidade chinesa desempenha um papel cada vez mais importante para uma relação ainda melhor entre os dois países”, afirmou.

A vice-presidente da Associação das Mulheres Chinesas do Brasil, Vani Wang Xue Xia, falou sobre o trabalho social realizado pela entidade ao longo dos últimos anos. Para ela, o ativismo de Lúcia foi o grande responsável pelos objetivos conquistados.

André Bueno/CMSP

Vani Wang Xue Xia

“A gente ajuda muito, tanto chineses como brasileiros. Fazemos doações de alimentos, roupas e fraldas para as pessoas mais carentes. E a Lúcia está à frente de tudo isso. Ela é uma pessoa muito solidária, que sempre pensa nos que mais necessitam. Por isso essa homenagem é muito justa” , disse.

O pai da vereadora Adriana Ramalho, o deputado estadual Ramalho da Construção (PSDB – SP), também participou do evento.

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também