Indicador Metropolitano mostra situação fiscal difícil para municípios brasileiros

 DA REDAÇÃO

A edição de setembro do Indicador Metropolitano traz um balanço do IFGF (Índice de Gestão Fiscal) elaborado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) com o objetivo de avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros. De acordo com o boletim elaborado pela Consultoria Técnica de Economia Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, a região metropolitana acompanhou a tendência observada nacionalmente.

O IFGF mostra uma piora da situação fiscal dos municípios neste ano comparando com o biênio 2014-2015. A região metropolitana de São Paulo acompanhou a tendência observada nacionalmente, mas de forma menos acentuada. O IFGF médio nacional em 2015 teve uma queda de 7,5%, enquanto o da região metropolitana teve uma diminuição de cerca de 4,1%.

A receita total arrecada pelas cidades da região metropolitana é outro tema abordado no Indicador Metropolitano. De acordo com o estudo, a receita total cresceu 3,2% em 2016 em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita tributária apresentou uma elevação de 7,8%.

Veja aqui o Indicador Metropolitano na íntegra.

 

Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.

Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de resposta clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

 Deixe o seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também